Os moradores do bairro de Oséas estão passando por esta situação, pois a água começou a cair no sábado (6) e, só nesta terça-feira (9), à tarde, três dias depois é que as pessoas puderam tomar banho de chuveiro. Para a senhora Simone Oliveira “a situação está insuportável. Parece que estão liberando a água de conta-gotas e os governantes não tomam nenhuma providência. É um absurdo isto!”, declarou a moradora.
Mas se engana quem pensa que pelo fato das pessoas já terem tomado banho de chuveiro nesta terça-feira, seja sinal que os tanques dos banheiros estejam cheios, pois continua fraca. A preocupação das pessoas é que continue assim e chegue o dia de desligarem e os tanques e reservatórios ainda estejam vazios, porque ninguém sabe o dia que retornará.
O interessante, segundo a população, é que tem mês que o recibo vem com um valor fora do normal, acima do que o cliente é acostumado pagar e nenhum funcionário ou direção da empresa dá uma justificativa plausível para o povo.
A população usa os veículos de comunicação da cidade para questionar a falta d’água, porém ninguém da Embasa liga ou vai às emissoras para dar uma explicação para a sociedade serrinhense que fica como o bobo da corte nesta história.
Diversos políticos já apareceram na cidade prometendo resolver a situação, no entanto, até o momento continua como dantes. Governadores e deputados até já chegaram a abrir torneira simbolizando a melhoria do abastecimento de água na cidade, mas depois que foi embora, tudo voltou a ser como era antes da suporta inauguração.
Esta semana, a reportagem do Interior da Bahia esteve conversando com o vereador do PT, Jorge Gonçalves, e ele disse que a promessa do governador Jacques Wagner é começar as obras de melhoria do sistema de abastecimento de água para Serrinha em 2011.
Daqui até lá o povo ainda vai sofrer muito com este problema crônico no município.
Por Cival Anjos – de Serrinha
