Meio Ambiente

População sofre com a falta d’água em Serrinha, mas vai ter que esperar

A água potável tem sido um grande problema em Serrinha ao longo dos anos, pois a Embasa está passando 15, 20 e até 30 dias para liberá-la para alguns bairros e povoados do município. Além, é claro, de quando cair nas torneiras ser muito fraca.

Os moradores do bairro de Oséas estão passando por esta situação, pois a água começou a cair no sábado (6) e, só nesta terça-feira (9), à tarde, três dias depois é que as pessoas puderam tomar banho de chuveiro. Para a senhora Simone Oliveira “a situação está insuportável. Parece que estão liberando a água de conta-gotas e os governantes não tomam nenhuma providência. É um absurdo isto!”, declarou a moradora.

Mas se engana quem pensa que pelo fato das pessoas já terem tomado banho de chuveiro nesta terça-feira, seja sinal que os tanques dos banheiros estejam cheios, pois continua fraca. A preocupação das pessoas é que continue assim e chegue o dia de desligarem e os tanques  e reservatórios ainda estejam  vazios, porque ninguém sabe o dia que retornará.

O interessante, segundo a população, é que tem mês que o recibo vem com um valor fora do normal, acima do que o cliente é acostumado pagar e nenhum funcionário ou direção da empresa dá uma justificativa plausível para o povo.

A população usa os veículos de comunicação da cidade para questionar a falta d’água, porém ninguém da Embasa liga ou vai às emissoras para dar uma explicação para a sociedade serrinhense que fica como o bobo da corte nesta história.

Diversos políticos já apareceram na cidade prometendo resolver a situação, no entanto, até o momento continua como dantes. Governadores e deputados até já chegaram a abrir torneira simbolizando a melhoria do abastecimento de água na cidade, mas depois que foi embora, tudo voltou a ser como era antes da suporta inauguração.

Esta semana, a reportagem do Interior da Bahia esteve conversando com o vereador do PT, Jorge Gonçalves, e ele disse que a promessa do governador Jacques Wagner é começar as obras de melhoria do sistema de abastecimento de água para Serrinha em 2011.

Daqui até lá o povo ainda vai sofrer muito com este problema crônico no município.

Por Cival Anjos – de Serrinha

To Top
%d blogueiros gostam disto: