Polícia

Blogueiro de Ilhéus sofre ameaças de assessor da deputada Ângela Sousa

Emílio Gusmão acusa assessor da deputada Ângela Sousa (PSC) por ameaça de morte. Celso Silva, o acusado, já foi afastado do gabinete.

O blogueiro do sul da Bahia Emílio Gusmão, editor do Blog do Gusmão, foi vítima de duras ameaças nesta quarta-feira (17). Em seu site de notícias, Gusmão revela que Celso Silva, então assessor da deputada estadual Ângela Sousa (PSC), lhe fez ameaças e intimidações por telefone. “Você esta falando demais ! Cuidado! Você pode amanhecer com a boca cheia de formiga! Pela deputada eu faço tudo, seu filho da p…, até mesmo cuidar da sua morte!” (reprodução feita pelo Blog do Gusmão).

No entendimento do blogueiro, as ameaças teriam partido por conta de uma reportagem publicada em seu blog que aponta Marcus Vinicius Correa de Sousa, filho da deputada, como nomeado no gabinete do deputado federal Jutahy Magalhães (PSDB), com o salário de 8 mil reais, sem nem mesmo prestar algum serviço ao tucano.

A ameaça foi tornada pública às 11h38min desta quarta-feira no próprio blog do Gusmão. A nota dizia que o fato da intimidação teria ocorrido “na manhã desta quarta-feira (17)”.  Um post anterior, das 22h20min do dia 16, anunciava “Amanhã neste Blog. Não perca!”, “A vida pregressa de Celso ‘Bobina’”. De fato, a “vida pregressa”’ do assessor foi evidenciada. Alguns momentos da vida política do ex-vereador por Ipiaú foram apontados juntamente com a confirmação do registro da queixa policial por parte do ameaçado.

Celso Silva é afastado pela deputada

Em nota, a deputada estadual Ângela Sousa informou que ficou surpresa com o fato noticiado, e que “não coaduna com qualquer tipo de comportamento que vá de encontro à liberdade de imprensa e não irá contemporizar com atitudes que estejam em total desacordo com a sua conduta de parlamentar e mulher cristã”.

A nota ainda diz que ao tomar conhecimento do episódio, a deputada providenciou uma apuração interna e determinou o imediato afastamento do servidor. “Deixa, assim, o referido funcionário livre para defender-se nas instâncias devidas, na forma da lei”, completa. Ângela nega qualquer vinculação com o fato.

Liberdade de expressão

O fato ocorrido repercutiu bastante em outros sites de notícias, com abordagens principalmente voltadas à liberdade de imprensa. “A ameaça desse cidadão ao colega blogueiro Emílio Gusmão é inaceitável num país que é democrático onde temos Liberdade de expressão”, argumentou o Agravo Ilheense.

Por Leandro Matos

To Top
%d blogueiros gostam disto: