História

Feira – Igreja Senhor dos Passos sofre interdição por causa de rachaduras

Auditoria detecta rachaduras na parte externa da Igreja e interdição temporária é decidida. Domingo (21) serão feitas novas avaliações da estrutura.

Engenheiros da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Planejamento e da Secretaria de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, além de técnicos da Defesa Civil e do 2º Grupamento de Bombeiro Militar, vão realizar, no próximo domingo (21) uma avaliação técnica mais aprofundada na Igreja Senhor dos Passos.

O templo teve “interdição temporária” decidido na manhã desta quinta-feira (18), em conseqüência da descoberta de rachaduras na parte externa, que comprometem a estrutura e a torre da igreja. Missas e casamentos, por exemplo, previamente agendados, estão sendo transferidos para outros templos.

O problema foi detectado durante uma auditoria técnica contratada pela Igreja Senhor dos Passos. O arquiteto restaurador Mário Mendonça de Oliveira, de Salvador, que assina o relatório, recomendou a interdição, o que foi acatado pelo pároco, padre Miguel Francisco, depois de uma reunião, nesta quinta, com o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas de Santana e outros.

Durante uma rápida inspeção na igreja, os técnicos observaram fissuras de três a quatro centímetros na parte externa que comprometem a estrutura e a torre. O padre Miguel Francisco mostrou, inclusive, um pináculo, pesando cerca de dez quilos, que despencou da parte alta do templo.

“Diante do atual quadro, com base, inclusive, no relatório do arquiteto de Salvador, decidimos por uma avaliação técnica mais aprofundada, fechando temporariamente a igreja, já que existe o risco do desabamento de algum outro pináculo, reboco ou revestimento de parede”, informou o secretário Mizael Freitas. Os vendedores ambulantes também terão que deixar o entorno da Igreja por questões de segurança, pois a estrutura, aparentemente, está comprometida em algumas partes.

Ascom/Prefeitura

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: