Meio Ambiente

Serrinha realiza o 3º Grito da Água

Com o tema “A escassez da água, o grande desafio do século 21”, vai ser realizado o 3º Grito da Água, em Serrinha, nesta segunda-feira (22), com uma caminhada, a partir das 8:00h da manhã, saindo da praça Morena Bela e percorrendo as avenidas Luiz Viana Filho, Manoel Novais e Antonio Rodrigues Nogueira, com chegada na Praça Luiz Nogueira.

Em 22 de março de 1992 a Organização das Nações Unidas (ONU), instituiu o “Dia Mundial da Água”, publicando um documento intitulado: “Declaração Universal dos Direitos da  Água”.

“O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam”, Art. 4º da Declaração Universal dos Direitos da Água (ONU). 

De acordo com o Coordenador da ONG Serrinha dos Amigos Leais do Verde da Água e do Ar (SALVAAR), Joaquim Batista, “a partir desta data que a ONU declarou o Dia Mundial da Água, passou-se a comemorar esse dia em todos os países, sendo intitulado o Grito da  Água, onde a sociedade civil organiza o seu evento em cada município”.

Ainda segundo Batista, “em Serrinha a SALVAAR junto com o Movimento Ambiental Raízes (MAR), Fundação Cultural Gravatá e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente local, vai realizar esta caminhada, onde estaremos conscientizando a população a respeito do desperdício da água com muitas reflexões”, destacou Joaquim Batista.

Para a doméstica Simone Oliveira, “é importante que haja esta mobilização para que todos percebam a necessidade de se preservar um patrimônio tão importante para a humanidade, que é a água, pois muitas gente a desperdiça”,   ressaltou a doméstica.

“Esta caminhada não é um protesto contra a Empresa baiana de águas e saneamento (EMBASA), mais é uma campanha de conscientização do uso dessa água que consumimos em Serrinha. Além disso, e um momento onde as pessoas poderão ter conhecimento da implantação de uma usina nuclear a ser instalada as margens do rio São Francisco na Bahia”, frisou o Coordenador da SALVAAR,

Confira o quanto desperdiçamos se não tivermos cuidado:

Escovar dentes com torneira aberta desperdiça-se 80 litros de água, lavar louça com torneira aberta, 100 litros, lavar carro com mangueira em meia hora, desperdício de 560 litros, lavar calçada com mangueira, gasto de 280 litros, banhos longos gastamos de 95 a 180 litros. Feche bem as torneiras para que não pinguem e vamos economizar.

Por Cival Anjos – de Serrinha

To Top
%d blogueiros gostam disto: