Meio Ambiente

Outono começa com previsão de temperatura quente e menos chuvas

Começou neste sábado (20) o outono, a estação de transição entre o verão e o inverno. E por estar entre essas estações, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o outono tem características tanto do verão quanto do inverno.

A boa notícia para essa estação é a redução das chuvas em grande parte do país. Nas áreas serranas das regiões Sul e Sudeste, no entanto, a previsão é de maior frequência de nevoeiros e registros de geadas.

Chuvas

“Quanto às chuvas, podemos dividir o país em três grandes regiões. Em todo o centro, incluindo o sul da Região Norte, o Sudeste, e o Centro-oeste, a chuva estará dentro das médias histórias, ou seja, a previsão é de menos chuva do que registramos no verão, mas mais do que na estação seca, que é o inverno. Já no Sul, a chuva deve ficar entre normal e acima da média. No Nordeste e norte do Norte, exceto Bahia  que se encaixa na previsão do centro do país, a chuva deve ficar abaixo da média esperada para essa época do ano”, disse ao G1 a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.

Em todo o país, exceto na Região Sul, as temperaturas estarão acima da média histórica para o período. “Apesar das temperaturas mais elevadas, estamos entrando em uma estação em que é comum a passagem de massas de ar um pouco mais frias. Eventualmente, isso pode causar pequenas quedas de temperatura.”, afirma Priscila.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas devem estar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC. Nas mesmas áreas, as máximas vão oscilar entre 18ºC e 28ºC.

Nas Regiões Norte e Nordeste, ainda de acordo com o Cptec/Inpe, as temperaturas serão mais homogêneas. A mínima varia em torno de 22ºC, e a máxima entre 30ºC e 32ºC.

Com informações do G1 / Foto: Lubs Mary

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo