Economia

Itabuna – Cacauicultores acusam tentativa de esvaziar movimento com chegada de Lula

Cacauicultores acusam o diretor-presidente da Biofábrica e presidente da Associação dos Produtores de Cacau (APC), Henrique Almeida, de pretender esvaziar o movimento planejado para a visita do presidente Lula a Itabuna, nesta sexta-feira (26).

Os produtores querem aproveitar a presença de Lula, que vem inaugurar a base de distribuição do Gasene, para entregar ao presidente uma carta, na qual denunciam erros cometidos pela Ceplac nas duas primeiras fases do Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira. De quebra, pedem que o Governo Federal os anistie dos débitos que contraíram para bancar ações equivocadas que adotaram por recomendação da Ceplac. 

Almeida teria procurado alguns cacauicultores, os aconselhado a não entregar a carta. Mais: o presidente da APC afirmou que o presidente Lula quer tratar do assunto diretamente com ele, Almeida, em uma conversa a portas fechadas no Centro de Convenções de Ilhéus. 

Os razoavelmente desconfiados veem na história uma manobra para evitar constrangimentos a Lula, que estará em Itabuna em ritmo de campanha, trazendo a pré-candidata Dilma Rousseff a tiracolo. Um produtor, indignado com a estratégia do presidente da APC, afirma que levará seu protesto a Lula, “nem que seja sozinho”. 

Há quem veja o dedo do secretário-geral do PP baiano, Jabes Ribeiro, na maquinação para livrar o presidente do chororô dos cacauicultores. 

Com informações do Pimenta na Muqueca

To Top
%d blogueiros gostam disto: