Economia

Edital da Ferrovia Oeste-Leste é republicado no Diário Oficial da União

Em uma semana importante para a infraestrutura baiana, dois itens foram anunciados pela secretária da Casa Civil, Eva Chiavon.

A republicação no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (15), do edital da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que havia sido suspenso por liminar concedida a um mandado de segurança, e a publicação, na quinta-feira (14), também no DOU, do edital para contratação de empresa para a realização do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para a construção do Aeroporto de Ilhéus.

“A nossa Fiol está de volta aos trilhos. Com a republicação do edital, temos a prova de que a ferrovia é uma realidade”, afirmou Chiavon. O edital Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias SA diz respeito ao subtrecho compreendido entre os municípios de Ilhéus e Barreiras e as propostas devem ser entregues até o dia 18 de agosto.

A Ferrovia

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção do estado da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.490km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$6 bilhões até 2012.

A ferrovia ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto de Ponta da Tulha e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.

Agecom/Valec

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: