Nordeste

Ex-prefeito e deputado federal João Paulo lidera para a prefeitura de Recife

Pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura do Recife, encomendada pelo PSB, teria confirmado as expectativas de muitos governistas: a força eleitoral do ex-prefeito e deputado federal João Paulo (PT) continua firme.

O jornal Folha de Pernambuco teve acesso aos números, coletados no mês de fevereiro, que seriam referentes a três cenários. Em dois, o parlamentar lideraria com larga vantagem, inclusive, contra o prefeito João da Costa (PT), seu desafeto.

No primeiro cenário, João Paulo teria obtido 63%, índice suficiente para liquidar a fatura no primeiro turno. Segundo colocado em 2008, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) apareceria na mesma posição, com 14%. Já os deputados Raul Henry (PMDB), Danilo Cabral (PSB) e Maurício Rands (PT), esses também secretários, além de Edilson Silva (PSOL), teriam marcado 1%, cada.

No segundo cenário, com o nome de João da Costa incluso, João Paulo teria caído um pouco, mas nada que pudesse soar como uma ameaça. O ex-padrinho teria o dobro de intenção de votos do ex-afilhado: 44,9%, contra 22%. Mendonça Filho, dessa vez, registraria 5%, ante aos mesmos 1% de Raul Henry, Danilo Cabral e Edilson Silva, cada. O jornal não teve acesso aos números dos votos em brancos e nulos.

Sem João Paulo na disputa, chama atenção o potencial crescimento de Danilo Cabral, que, sem nunca ter concorrido a um cargo majoritário, apareceria em segundo lugar, atrás de João da Costa, no terceiro cenário. O prefeito teria 28%, três a mais que os 25% do secretário estadual das Cidades. Já Mendonça Filho teria retomado o crescimento, saltando de 5% para 12%. Por outro lado, Raul Henry não saiu do 1%, assim como Edilson Silva.

O estudo foi feito em fevereiro, pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (Cipec), do argentino Diego Brandy, que trabalha para o governador Eduardo Campos (PSB). Em 2010, as aferições do Cipec bateram com o resultado das urnas. Por ser de consumo interno, a pesquisa não precisou ser registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

To Top
%d blogueiros gostam disto: