Cultura

Cidade Cenográfica de Canudos terá espetáculo sobre a saga de Conselheiro

A apresentação anual de uma peça de teatro nos mesmos moldes da encenação da Paixão de Cristo, que acontece em Nova Jerusalém, Pernambuco, é o principal objetivo do Projeto Cidade Cenográfica de Canudos.

O projeto servirá de cenário e palco para a montagem de espetáculo cênico que contará a saga do beato Conselheiro na antiga Belo Monte.

Realizado em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), o projeto visa rememorar a história do maior conflito armado em território brasileiro na era republicana e atrair turistas para a região do semi-árido baiano.

O projeto, coordenado pelo pró-reitor de Planejamento da Uneb, Luiz Paulo Neiva, prevê a construção de réplicas das casas e prédios do antigo povoado e a instalação de equipamentos culturais, como museus e espaços para eventos científicos e exposições, além de ambientes cênicos onde se darão as encenações sobre o conflito.

“Além de impulsionar o turismo, o projeto visa estimular a produção cultural e o desenvolvimento econômico e social da região”, destaca o pró-reitor.

A reprodução da arquitetura e geografia do antigo Arraial de Canudos também será utilizada em ações educacionais, culturais e artísticas e abrigará acervos que incluem desde peças arqueológicas, obras de arte, fotografias, mapas, desenhos, documentos históricos, fac-símiles de jornais, armamentos, roupas e outros utensílios da época, até livros, textos em geral e produções audiovisuais sobre Antonio Conselheiro, Euclides da Cunha e outros personagens e episódios da Guerra de Canudos.

O projeto

O projeto, já aprovado pela Secretaria de Turismo do Estado, encontra-se em análise do Ministério do Turismo que estuda o repasse de aportes financeiros para a execução das obras no valor de R$ 5 milhões.

Paralelamente, serão identificados e elaborados novos roteiros turísticos, para a visitação de sítios históricos, inclusive por meio de caminhadas, cavalgadas e passeios de barco.

A exploração do potencial do açude para a prática de esportes náuticos, a realização de eventos esportivos e o desenvolvimento da produção e comercialização de artesanato são outras ações importantes que vão se somar à requalificação do setor de serviços, a exemplo da hotelaria, alimentação, transportes e a formação de guias e monitores. Informações Canudos Vip.

To Top
%d blogueiros gostam disto: