Meio Ambiente

Fim de semana: Céu de poucas nuvens e chuvas fracas em quase toda Bahia

Segundo o serviço de meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), essa condição de tempo está relacionada à intensificação dos ventos úmidos vindos do oceano Atlântico associado à presença da Zona de Convergência de Umidade – ZCOU.

Essa condição de tempo também se estende para as regiões Norte, Nordeste, Recôncavo e algumas áreas da Chapada Diamantina. É importante ressaltar que chuvas mais significativas poderão ser registradas na faixa leste das regiões Nordeste e Recôncavo baiano.

A ZCOU (canal de umidade que se estende desde a região amazônica até o Oceano Atlântico) também influenciará os setores centro-sul e oeste da Bahia. “Essa ZCOU, apesar de enfraquecida, deverá manter o céu nublado a parcialmente nublado nas regiões Oeste, São Francisco, Sudoeste, Sul e parte da Chapada Diamantina, onde são esperados eventos de chuvas com intensidades variando de fracas a moderadas”, explicou a meteorologista do Ingá Maryfrance Diniz.

De acordo com a meteorologista, entre esta sexta-feira (08) e domingo (10), as temperaturas ainda se manterão sem grandes variações na maioria das regiões da Bahia, com mínima de 19°C em Morro do Chapéu e Piatã e, máxima, de 33°C em Juazeiro, Mata de São João, Milagres e Paulo Afonso.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)                       

Conforme o meteorologista do Ingá Ricardo Rodrigues, os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV), neste final de semana, estarão dentro da categoria de intensidade Muito Alta e Extrema (valores entre 10 e 13) em praticamente todo o Nordeste brasileiro.

“Com isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda evitar exposição ao sol entre 10h e 16 horas, além de usar filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves”.

Segundo o meteorologista, a estação do outono tem como característica a redução da radiação solar no Hemisfério Sul que se estende até o final do inverno. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo