Educação & Cultura

Livro e documentário ‘Canudos: novas trilhas’ será lançado em evento da Uneb

O evento, coordenado pelos professores Roberto Dantas e Manoel Neto, autores das obras, acontece às 9h, no teatro da instituição. Para participar do evento, franqueado ao público externo, não há necessidade de se realizar inscrição prévia.

As produções, que têm apoio cultural da Petrobrás, são resultado de uma pesquisa de dois anos realizada na região, com a investigação de fotos, vídeos e textos preservados da época, além de depoimentos de moradores das localidades envolvidas nesse acontecimento histórico.

O livro e o documentário integram o projeto “Cenários e Caminhos Históricos da Guerra de Canudos – Novas Trilhas”, coordenado por Roberto Dantas, que, além de fazer a reconstituição, está produzindo estudos sobre as potencialidades da região, a qual compreende ainda os municípios de Monte Santo, Euclides da Cunha e Uauá.

A programação do evento prevê conferências, mesas-redondas, exibição de filmes e debates sobre a temática sertaneja. O reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e os prefeitos das cidades envolvidas na pesquisa estão entre os convidados da abertura do seminário.

Uma visita às principais cidades envolvidas na centenária guerra completa o leque de atividades previstas. Na ocasião, a equipe do projeto vai apresentar e discutir os resultados da pesquisa junto às comunidades locais de Queimadas (04/05), Aracaju (26/05) e São Cristóvão (27/05), além de Canudos (09/06), Monte Santo (05/05), Euclides da Cunha (06/05) e Uauá (10/06).

A iniciativa também tem apoio da Prefeitura Municipal de Monte Santo. A cidade foi moradia de Antônio Conselheiro e, entre os anos de 1896 e 1897, período dos conflitos, funcionou como base militar das forças republicanas. Fonte: Uneb.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo