Saúde

Pesquisa revela que sono influencia na tomada de decisões das pessoas

O combinado boa alimentação e prática frequente de exercícios não são os únicos itens que garantem saúde plena. Uma boa noite de sono agrega valores consideráveis para quem é adepto da qualidade de vida.

Afinal de contas, não é novidade de que dormir mal ocasiona dificuldades de atenção, memória e aprendizado. Recente estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos e em Singapura, afirma ainda que o sono pode influenciar diretamente nas decisões dos indivíduos. 

Quem não dorme direito pode também sentir dores por todo o corpo e, em longo prazo, até adquirir doenças como hérnia de disco, por exemplo. O bom sono, segundo os especialistas do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), começa pelo planejamento dele: com atenção especial para a duração, o local e, principalmente, as posições adequadas.

Qual é a melhor posição para dormir? De lado, com a barriga para cima? O ortopedista e especialista do Centro de Tratamento das Doenças da Coluna do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Renato Tavares, esclarece a dúvida dizendo que o ideal para dormir e não ter problemas de dores lombares ou cervicais é a posição em decúbito lateral, ou  seja,  de lado, com as pernas ligeiramente dobradas.

A posição de barriga para cima também é aceitável. A pior posição, segundo ele, é a de bruços (de barriga para baixo). A posição causa uma série de incômodos na região lombar; acentua problemas de lordose, lombalgia e escoliose.

Renato Tavares explica ainda que dormir em uma posição inadequada pode gerar desvios na coluna causando uma tensão muscular. Para não ser surpreendido pela manhã com uma dor em função desse problema, o ortopedista dá as dicas:

“Quando for dormir de lado, o ideal é ter um travesseiro na altura correta, entre o ombro e a orelha, e um segundo travesseiro pode ser utilizado entre os joelhos. E se a pessoa preferir deitar de barriga para cima recomenda-se colocar um travesseiro abaixo do joelho, pois dessa forma ela respeita as curvaturas fisiológicas da coluna”, atesta.

Quem sentir desconforto na hora de colocar o corpo na posição correta de deitar, de acordo com o médico, deve insistir. A mudança vai gerar uma noite bem melhor.

To Top
%d blogueiros gostam disto: