História

Um milhão de peregrinos acompanham beatificação de João Paulo no Vaticano

Devido à pressão dos peregrinos, a polícia italiana foi obrigada a abrir as cancelas que dão acesso à praça de São Pedro quatro horas antes do previsto. Milhares de pessoas não puderam chegar ao local e tiveram que se dirigir para outras áreas da cidade de Roma, onde foram instalados telões, para acompanhar a cerimônia.

Um grupo de brasileiros do Distrito Federal chegou às quatro horas da manhã para pegar um bom lugar próximo à Praça de São Pedro. Mesmo não estando muito próximos, estavam emocionados.

“Chegamos sábado no fim da tarde de Brasília. Às quatro da manha já estávamos aqui”, disse à BBC Brasil João Carlos de Almeida, 54 anos, empunhando uma grande bandeira do Brasil. “A cerimônia foi maravilhosa, emocionante. João Paulo 2º foi santo em vida e mudou o mundo com sua presença.”

Carisma e multidão

A presença de mais de um milhão de pessoas, num clima de grande comoção, confirma mais uma vez o grande carisma de João Paulo II, que foi lembrado pelo papa Bento 16 no sermão que fez durante a cerimônia.

Em sua homília, o papa Bento 16 explicou que o motivo pelo qual decidiu acelerar o processo de beatificação – último estágio antes da santidade – de seu predecessor foi a grande veneração popular por João Paulo II.

“Passaram-se seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume de sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. João Paulo II é Beato, por sua forte e generosa fé apostólica”.

Delegações oficiais

A cerimônia de beatificação de João Paulo II foi presidida pelo papa Bento 16 e concelebrada por todo o colégio cardinalício.

Além dos peregrinos e fiéis vindos de diversos países, 87 delegações oficiais presenciaram a cerimônia. O Brasil foi representado pelo vice-presidente Michel Temer. Logo no início da cerimônia, após a leitura de uma breve biografia de João Paulo 2°, o cardeal vigário de Roma, Agostino Vallini, pediu formalmente ao papa para inscrever o nome de seu predecessor no elenco dos beatos.

O papa leu a fórmula da beatificação. “Concedemos que o venerável servo de Deus, João Paulo II, papa, de agora em diante, seja chamado de beato e seja celebrado no dia 22 de outubro”. Logo após a proclamação do novo Beato, um grande retrato de João Paulo II foi exposto na fachada da Basílica, sob os aplausos da multidão. Informações do portal UOL.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo