História

Deputado Paulo Azi presta homenagem a Riachão do Jacuipe na Assembleia

Paulo Azi apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, moção de congratulações com a população de Riachão do Jacuípe pela passagem do aniversário de emancipação política e administrativa do município, comemorado no último domingo, dia 14 de agosto.

Situado a 186 km da capital baiana, Riachão do Jacuípe foi criado pela Lei Provincial de Nº 1.823, de 1º de agosto de 1878, quando naquela oportunidade foi elevado à categoria de distrito, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Riachão do Jacuípe.

Entretanto, foi em 14 de agosto de 1928 que o então distrito de Riachão do Jacuípe foi elevado à categoria de vila (o que equivale a município atualmente).

Desenvolvimento

Em 1950, as primeiras aglomerações urbanas eram a sede, com um registro de 1.552 habitantes; a Vila de Candeal, com 875 habitantes; a Vila de Gavião, com 390 habitantes; e a Vila de Ichu, com 426 habitantes.

Figuravam ainda, no município de Riachão do Jacuípe, os povoados de Capela do Alto Alegre, Nova Fátima e de Pé de Serra. Segundo historiadores, as famílias mais antigas de Riachão eram os Gonçalves e os Mascarenhas, provavelmente de origem portuguesa.

Mas na região do Rio Tocós, que corta o município, foram encontrados vestígios da cultura indígena, que informa ter sido ali o local de fixação de índios “tocoiós”, de onde derivou o nome do rio.

Atualmente, com 33.172 habitantes, o município tem uma economia voltada para a pecuária e a agricultura, destacando-se o rebanho bovino e suíno e a extração da fibra de sisal para exportação.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo