Educação

Uneb inaugura cátedra sobre literatura e cultura portuguesas do Nordeste

A UNEB vai dar início na próxima quinta-feira (13) à Cátedra Fidelino de Figueiredo, a primeira na área da literatura e cultura portuguesas no Nordeste.

A solenidade de inauguração, que acontece às 9h, no Teatro UNEB, no Campus I da instituição, em Salvador, vai reunir integrantes da administração central da universidade, o embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Telles, presidentes de cátedras brasileiras da área de literatura de língua portuguesa, embaixadores e cônsules de países de língua portuguesa, autoridades locais, além de professores e estudantes.

Durante o evento, haverá uma conferência que será proferida por Cleonice Berardinelli, que ocupa a cadeira número oito da Academia Brasileira de Letras (ABL) e é considerada a maior especialista brasileira em literatura portuguesa.

A cátedra, que foi proposta pela professora do Campus VI da UNEB, em Caetité, Rita Aparecida Santos e aprovada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL), tem como objetivo oportunizar um espaço para desenvolvimento de pesquisas e formação dos professores na área da literatura.

Entre as missões do CICL estão assegurar a presença de leitores de português nas universidades estrangeiras e gerir a rede de ensino da língua portuguesa no estrangeiro.

Após a inauguração, será formado um comitê gestor, que será presidido por Rita, com pesquisadores das quatro universidades estaduais baianas.

Exposição marca revitalização da Casa Fernando Pessoa

Primeira ação da cátedra, a exposição Pintando Fernando Pessoa, da artista plástica mineira Lélia Duarte, vai acontecer no mesmo dia 13 de junho, às 19h30, no Gabinete Português de Leitura, localizado na Praça da Piedade, centro antigo de Salvador.

A iniciativa objetiva comemorar os 125 anos de nascimento do poeta português Fernando Pessoa. A ideia, de acordo com Rita Aparecida Santos, é auxiliar na revitalização da Casa Fernando Pessoa, fundada em 1994 e que funciona no mesmo local.

As duas ações integram as comemorações pelos 30 anos de fundação da UNEB. Outras iniciativas da cátedra estão previstas para o segundo semestre deste ano, como a realização de colóquios, simpósios e encontros com escritores.

A nova cátedra coordenada pela UNEB foi acordada, no último mês de fevereiro, durante reunião realizada pelo reitor da instituição, Lourisvaldo Valentim, com o embaixador de Portugal, Francisco Telles, e o cônsul-geral português, José Lomba, na sala nobre da Reitoria, no Campus I da universidade, em Salvador.

Mais informações no site www.uneb.br.

Serviço
O que: solenidade de inauguração da Cátedra Fidelino de Figueiredo e Exposição Pintando Fernando Pessoa

Quando: 13 de junho, às 9h e às 19h30

Onde: Teatro UNEB (solenidade) e Gabinete Português de Leitura (exposição)

To Top
%d blogueiros gostam disto: