Educação

Pé de Serra: Secretária apresenta ações e projetos da Secretaria de Educação na Câmara de Vereadores do Municipio

Na última terça-feira (9) a Secretária de Educação de Pé de Serra, Maria Paula, a convite dos vereadores locais, apresentou Ações, Projetos e Programas desenvolvidos no município, bem como dados e indicadores que apontam o município como um dos melhores sistemas de educação municipal do Território da Bacia do Jacuípe.

Paula apresentou o IDEB-  Índice  de Desenvolvimento da Educação Brasileira, que aponta em seu último censo a Educação de Pé de Serra em primeiro lugar entre os outros municípios do Território da Bacia do Jacuípe.

A Secretária de Educação começou sua apresentação agradecendo ao convite da Câmara Municipal, lembrando que a oportunidade era de suma importância para o conhecimento dos Edis sobre o trabalho sério e responsável que a equipe da Secretaria realiza no município. Além disso, ela convocou-os para juntos com a Secretaria realizarem o melhor pela Educação Municipal.

“Hoje Educação não se faz apenas na Secretaria ou na escola, mas com alunos, professores, comunidade escolar, família e toda sociedade. Todos precisam andar juntos, a prova disso, são os Programas do governo federal que têm envolvido todas estas representações, lembra.

Paula em sua fala garantiu que ela e sua equipe trabalham incessantemente para organizar uma melhor estrutura administrativa e pedagógica em toda a rede de ensino do município.

Sobre as posturas negativistas, e frases repetidas de que; “a Educação em Pé de Serra vai mal”, ela disse ficar muito triste, por outro lado, se emociona quando recebe os indicadores positivos, premiações e reconhecimentos nacionais e internacionais como o Selo Unicef, o Prêmio Palma de Ouro de 2010, 2011, 2012 e 2013 em que Pé de Serra ficou entre as 100 melhores Secretarias do Brasil.

Ainda sobre premiações a secretária apresentou slides com alunos da rede municipal de ensino vencedores nas Olimpíadas de matemática, português e outras organizadas pelo governo.

De tudo que apresentou, a Secretária Maria Paula apesar de ter lembrado  das inúmeras capacitações, e até mesmo do esforço e total apoio que o município oferece aos profissionais da educação (professores) lamentou a limitada porcentagem (60%) da folha destinada pelo FUNDEB para pagamento de professores no município.

Falou das dificuldades em manter o restante dos profissionais que servem à Educação do município: “Queria muito remunerar nossos professores como eles merecem e a lei lhes asseguram, mas infelizmente, a nossa receita não nos dá condições. Paula informou ainda que sobre este assunto, o município, Sindicatos e outras instâncias deverão contratar advogados para reformular a lei de carreira da categoria no município em prol de reformas positivas. Por outro lado, a secretária pontuou que municípios vizinhos remuneram seus pós-graduados com o mesmo valor que Pé de Serra paga aos seus profissionais com apenas graduações.

Ela disse ainda, que embora a excelência na educação seja uma busca incessante de todo educador e de toda comunidade escolar, esta não é um ponto de chegada, mas de sempre partir para a transformação e melhoria da educação.

“É da essência do Educador e todos nós que trabalhamos com a Educação buscar sempre o melhor, a excelência, porém nunca conseguiremos, pois haverá sempre o que ser modificado, melhorado e transformado”, lembrou Paula.

A apresentação de Maria Paula constou boa parte dos Programas existentes no município, a maioria deles, ainda sendo implantados em municípios vizinhos. A retrospectiva de como encontrou o município a seis anos atrás foi rápida, porém, importante para a compreensão dos vereadores e plateia presente:

“As principais dificuldades que encontramos quando assumir a pasta foram as informações equivocadas com que as gestões anteriores nutriram o sistema federal de educação através do PAR, Plano de Ação Articulado”, disse.

O PAR é o Programa sustentáculo para os investimentos do governo federal em todo e  qualquer município que esteja com suas informações adequadas aos critérios federais para a vinda de programas e recursos. No entanto, segundo a Secretária, dados do censo escolar alterados e demais equívocos prejudicaram o município:

“Acho que por falta de conhecimento, ou por achar que assim o município sairia ganhando foi que deram tais informações ao governo. Por exemplo, informaram que já tínhamos biblioteca no município para receberem mais livros, contudo, não recebemos nada e até hoje não conseguimos ainda uma Biblioteca. Em janeiro, inauguraremos a nossa biblioteca, porém, composta com recursos da Prefeitura”,  informou.

Paula falou ainda, sobre a inter-setorialidade que a Secretaria de Educação trabalha, conjugando ações mais diretamente com as Secretarias Municipal de Saúde, Assistência Social, Agricultura e outras.

Os Programas citados em mais de 90 slides apresentados pela Secretária de Educação de Pé de Serra foram os seguintes: Implantação de políticas públicas de formação de professores como:

·  PROLETRAMENTO

·  PNAIC

·  Plataforma Freire

·  Capacitação de professores para trabalharem com crianças, portadoras de necessidades especiais

·   Fortalecimento da AGRICULTURA FAMILIAR através da aquisição de produtos para uma Merenda Escolar de qualidade e com supervisão de nutricionistas.

·  Projetos de fortalecimento à cultura (apoio  à capoeira e outros, como: aulas de música nos povoados.

   Ampliação do programa TOPA

·  Regulamentação com responsabilidade do número de matrículas

·Informatização da Rede Municipal com escolas recebendo computadores na sede e na zona rural através do PROINFO.

  Assinatura de convênios e implantação de importantes programas (Pronacampo, Escola Aberta, Mais Educação, Mais Cultura) muitos destes programas com parceria do MEC ou Governo do Estado.

·   PSE – OLHAR BRASIL – Programa Saúde na Escola (realização de exames oftalmológicos e distribuição de óculos aos estudantes da rede municipal de ensino.

Torneios escolares

·  Participação nas Olimpíadas de Matemática, Língua Portuguesa e Astronomia

·   Programa Mais Atleta

·  Promoção da Semana da Criança- tematizando o brincar na formação da criança

·  Atleta na Escola, Educando com a Horta, e muito mais.

A apresentação foi encerrada com mais agradecimentos da Secretária e com a leitura de frases de grande educadores como Rubem Alves e Paulo Freire, em seguida, a Secretária propôs a todos reflexões em torno das mesmas.

ASCOM-Pé de Serra

To Top
%d blogueiros gostam disto: