Economia

Ministério do Turismo aponta Salvador como destino turístico mais desejado

Pesquisa de sondagem divulgada pelo Ministério do Turismo mostra que Salvador está entre os destinos mais desejados pelos brasileiros para este verão. Os dados animam ainda mais o trade, que vê a próxima alta estação como o marco da grande retomada da cidade no cenário turístico nacional.

Projetos da Prefeitura, a exemplo da requalificação da orla, programação das festas, em especial Réveillon e Carnaval, e abertura da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, são apontados os como grandes atrativos da capital baiana para “fisgar” os visitantes.

De acordo com a pesquisa mensal Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, realizada em novembro pelo Ministério do Turismo, entre os destinos turísticos de sol e praia no Nordeste do país, Salvador e Porto Seguro têm a preferência nacional para viagens de férias e final de ano. O diretor do Sheraton Bahia Hotel, Paulo Gaudenzi, está entre os que acreditam na mudança positiva.

“Há anos que Salvador não aparece em destaque entre a preferência dos turistas. Esta pode ser a virada para o setor. Recentemente, vi uma palestra do vice-presidente da CVC, Valter Patriani, ressaltando como a cidade melhorou em termos de atrativos. Ele chamou a atenção para questões como recapeamento da cidade, a requalificação da orla e Casa do Rio Vermelho, que o deixou encantado, como atrativos novos importantes de Salvador”, afirmou.  

Para o presidente da seccional baiana da Associação dos Agentes de Viagen (Abav-Bahia), José Alves, o momento é de otimismo. “Temos uma expectativa muito boa para este ano. A estimativa é que haja em crescimento de 10% a 20% na movimentação de turistas para o verão”, colocou. De acordo com Alves, a maior parte dos visitantes é oriunda de Minas Gerais, Distrito Federal, ambos pela proximidade, e São Paulo. Ele também disse que cada vez aumenta o número de turistas do sul do país que visitam Salvador.

Já o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação, Sílvio Pessoa, ressaltou que a cidade tem todos os requisitos para ser um dos principais pólos turísticos deste verão. No entanto, teme que alta de preços das empresas aéreas acabe desestimulando quem deseja viajar.

“Salvador está cada vez melhor e tem todas as condições de atrair grande número de visitantes, mas os preços cobrados pelas empresas estão fora da realidade. Já estamos nos articulando como o próprio Ministério do Turismo em busca de uma solução para este problema que pode comprometer o resultado de todo o setor”, revelou.

To Top
%d blogueiros gostam disto: