Política

Riachão: Contas do ex-prefeito Lauro Falcão devem ser votadas nesta terça

As contas do ex-prefeito Lauro Falcão Carneiro (PTN), rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) no ano passado, serão julgadas nesta terça-feira (05) em sessão extraordinária pela Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuipe.

Esta é a segunda sessão marcada para julgamento das contas do ex-gestor. No último dia 15 de abril, as contas do exercício 2011/2012 não foram apreciadas pelos vereadores. tendo em vista um recurso do ex-prefeito Lauro Falcão e decisão da presidência acatada pelos vereadores.   

Para aprovação das contas, Lauro Falcão precisará de 2/3, ou seja, nove dos treze votos na Câmara Municipal de Riachão Jacuipe.

Já anunciado como pré-candidato a prefeito em 2016, é praticamente certo que Lauro Falcão fique inelegível e, consequentemente, impedido de disputar o pleito.

Mais informações

As contas do ex-gestor foram reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em outubro do ano passado. Após a decisão do TCM, as contas foram devolvidas para serem julgadas pela Câmara Municipal de Riachão do Jacuipe, que tinha 90 dias para colocá-las em pauta após os trâmites legais.

De forma surpreendente, em sessão extraordinária realizada na quarta-feira, dia 15 de abril, a Câmara adiou o julgamento da votação. Após a sessão extraordinária, a Câmara expediu uma Nota de Esclarecimento à população, relatando os motivos do adiamento da votação das contas do ex-prefeito.

Tradicionalmente, as câmaras municipais seguem as decisões do Tribunal. No caso particular do ex-prefeito Lauro Falcão, existe uma tendência forte de os vereadores seguirem a posição do TCM. Independente disso, precisando de nove dos treze votos (2/3), o ex-prefeito dificilmente terá as suas contas aprovadas, já que a decisão contrariaria o parecer do tribunal.

To Top
%d blogueiros gostam disto: