Política

Rapidinhas: Dirceu prevê prisão de Lula e Dilma; senadora peita Renan; Marcelo Nilo e juros caem

renan-lulaA semana passada encerrou com uma declaração do ex-ministro José Dirceu, prevendo que a delação premiada de João Santana, ex-marqueteiro do PT, pode levar os ex-presidentes Lula e Dilma para a prisão, onde ele já está. Já esta semana começa com a expectativa do anúncio do governo sobre a redução na meta da inflação e queda da taxa Selic.

Além disso, senadores do PMDB começam a peitar Renan Calheiros, que passou a criticar o governo do qual seu partido é o principal responsável, numa tentativa de se reaproximar de Lula e viabilizar sua reeleição. Vem aí mais uma leva de partidos, caso o TSE não consiga dá um freio no nascedouro. Na Bahia, o ex-todo poderoso Marcelo Nilo (PSL) vai perdendo espaço e vê cada vez mais distante o seu sonho de fazer parte da chapa do governador Rui Costa em 2018. Na manhã desta segunda-feira (10), um empresário foi preso em Salvador, em mais uma operação da Policia Civil. Confira tudo abaixo:

Dirceu prevê prisão de Lula e Dilma com delação de Santana

Predirceuso desde agosto de 2015, o ex-ministro José Dirceu fez análises sobre o cenário político aos que o visitaram na cadeia recentemente. Sem traço de autopiedade, mais magro, mas com boa aparência, disse a aliados que o PT vem ignorando o risco de o ex-presidente Lula ser preso – cenário que ele considera provável, especialmente agora, com as delações do publicitário João Santana e sua mulher, Mônica Moura. Para Dirceu, Lula e Dilma Rousseff são os principais alvos da colaboração.

Dirceu disse a mais de um interlocutor que o PT deveria preparar, desde já, junto a movimentos sociais e grupos da sociedade civil, grandes manifestações de rua para fazer frente a qualquer investida da Justiça contra o ex-presidente.

Conta de João Santana guardava propinas da cúpula do PT

monica-santanaO Banco Central e a Polícia Federal conduzem sigilosamente uma investigação para saber a origem e o destino de US$ 7,5 milhões de uma conta na Suíça. Parte desse dinheiro foi desviada da Petrobras e teria sido destinada a integrantes da cúpula do PT.

A conta em questão foi aberta no banco suíço Heritage e é conhecida como Shellbill, nome de uma empresa offshore criada pelo publicitário e ex-marqueteiro de campanhas petistas, João Santana, que na semana passada teve homologado seu acordo de delação premiada pelo ministro do STF, Edson Fachin.

Tanto a PF como o BC já sabiam da existência da conta, que foi confirmada pelo próprio marqueteiro, quando foi preso em fevereiro de 2016. O que não se sabia até agora é que boa parte dos recursos que passaram por essa conta teria como destino final outros personagens do PT.

Senadora: ‘Renan não fala pelo PMDB’

Rose -RenanA senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) telefonou ao presidente Michel Temer, quinta (6), para informar que a bancada, de forma majoritária, não endossa as críticas do temperamental líder no Senado, Renan Calheiros (AL). Rose disse que a bancada diverge da oposição do colega alagoano. A ligação ocorreu tão logo ela enfrentou Renan no plenário e o desautorizou a criticar o governo em nome da bancada.

“Coroné” Renan reagiu a Rose de Freitas destituindo-a da presidência da Comissão de Orçamento. Como líder, ele tem essa prerrogativa.

O ainda líder do PMDB perde terreno entre os colegas, cada vez mais ligados a Temer e ao presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Prestam vassalagem a Renan apenas Kátia Abreu (TO) e Roberto Requião (PR), como ele, candidatos a aliança com Lula, em 2018.

Chapa Dilma-Temer: decisão será mais ‘grave’ da história

gilmarA decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o pedido de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer será a mais “grave” da história da Corte, avaliou na manhã desta sexta-feira, 7, o presidente da instituição, Gilmar Mendes, que espera a retomada do julgamento em maio. “O tribunal terá de ter noção de suas responsabilidades”, afirmou. Além do potencial impacto da decisão, o caso é importante por revelar como foram financiadas as campanhas eleitorais no Brasil, em especial a de 2014, disse Gilmar. O ministro não quis estimar um prazo para conclusão do julgamento, mas disse que o processo será “célere”.

O presidente do TSE lembrou que a jurisprudência da corte é “pacífica” e prevê a cassação tanto do titular da chapa quando a de seu vice. Mas ele observou que o caso Dilma-Temer tem uma “singularidade”, que é o fato de a cabeça de chapa já ter sido afastada do cargo. No único caso semelhante que analisou, sobre o Estado de Roraima, o TSE julgou o pedido improcedente contra o vice e o manteve no cargo, afirmou. “É o único paradigma.”

Jurandy e Euclides deixam o PSL e enfraquecem Nilo

jurandyO deputado estadual Jurandy Oliveira, que deixou o PSL ao lado do também deputado Euclides Fernandes, afirma que sua saída se deve a um momento conturbado vivido pela legenda presidida na Bahia pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo.

Oliveira retorna ao PRP, partido pelo qual foi eleito em 2014, e Fernandes regressa ao PDT. “O momento do PSL está conturbado e a lei me faculta o direito de voltar para o meu partido de origem, o PRP. Ademais, os meus colegas de PSL tem média de voto acima de 60 mil e eu poderia trabalhar para eleger outros deputados”, contextualizou o parlamentar.

A saída dos dois deputados do PSL enfraquece o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, que sonha em fazer parta da chapa majoritária do governo Rui Costa para disputar a reeleição em 2018. Após perder a presidência da ALBA, Nilo vai perdendo força.

Governo prevê redução da meta de inflação e queda da Selic

Brasília - O presidente interino Michel Temer apresenta as primeiras medidas econômicas para reequilibrar as contas do governo (José Cruz/Agência Brasil)A equipe econômica do governo Michel Temer deve anunciar a redução na previsão para o centro da meta da inflação de 2017. O presidente foi informado das projeções indicando queda na carestia, este ano, para algo em torno de 4%, com um teto de 5,5%. A previsão do governo é que a Selic, taxa básica de juros, também sofrerá redução significativa, proximamente, chegando à casa de um dígito.

A taxa básica de juros não alcança um dígito desde outubro de 2013. No governo Temer, vem sendo reduzida a cada reunião do Copom. As boas notícias da economia foram levadas ao presidente Michel Temer pelo ministro Henrique Meirelles. Os dois ficaram eufóricos.

O ano de 2015 marcou a maior inflação da era PT, de 10,67%. Foi o maior resultado desde a posse de Lula, em 2003. Em 2016, após o impeachment de Dilma, a inflação caiu abaixo dos 10% para dentro do teto da meta do governo Temer de 6,5%.

TSE analisa a criação de 56 novos partidos

tseO Brasil tem hoje 35 partidos. É pouco. Ao menos comparado ao que poderia chegar, se todos os embriões partidários na fila do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vingassem. Nesse caso seriam 91 legendas, incluindo as 56 no papel.

O que pode vir por aí? Uma leva de novas siglas. Algumas, aliás, nem tão novas assim. Na lista de “partidos em formação” do TSE, versões recauchutadas de Arena (Aliança Renovadora Nacional), que sustentou o regime militar, e Prona (Partido de Reedificação da Ordem Nacional).

Entre as novidades: Partido Militar Brasileiro, Partido Conservador, Partido da Segurança Pública, Patriotas e União para a Defesa Nacional. Seis legendas incluem “cristão” no nome, a maioria com ênfase na “família tradicional”. Há propostas para eleitorado segmentado, como o Partido Nacional Corintiano, que diz se inspirar na Democracia Corintiana, movimento liderado por jogadores como Sócrates nos anos 1980 contra a hierarquia autoritária do clube.

Dono da Torre Empreendimentos é preso

O proprietário da Torre Empreendimetorrentos, José Antônio Torres Neto, foi preso neste domingo (9) em Salvador. A ação faz parte da segunda fase da Operação Babel, desencadeada pela Polícia Civil na manhã deste domingo e investiga possíveis irregularidades nos contratos referentes à coleta de lixo em Aracaju, Sergipe.

O empresário é cunhado do deputado federal Roberto Britto (PP), proprietário da TV Baiana.Torres estava no hotel Matiz no Stiep do qual é proprietário, na capital baiana, e foi imediatamente encaminhado para Aracaju. Ele passará por exame de corpo de delito. O advogado de defesa, Evânio Moura, não se pronunciou sobre o caso.

Além de atuar na capital sergipana, a Torre Empreendimentos também é responsável por uma parcela da coleta de lixo da região do Subúrbio Ferroviário, em Salvador. Outros mandados estão sendo cumpridos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

(Da reação, com informações: Estadão, Veja, Estado de Minas, O Tempo, Diário do Poder e Bahia Noticias).

 

To Top
%d blogueiros gostam disto: