Política

‘Lula insulta inteligência do povo’, diz Ciro em BH; no Rio, participa de mais 03 debates

Ministro durante o governo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atual pré-candidato à Presidência da República em 2018 pelo PDT, Ciro Gomes fez nesta quinta-feira, 14, duras críticas ao seu antigo aliado. “Não é possível insultar a inteligência do povo brasileiro e manter essa mesma narrativa (de perseguição política)”. Segundo ele, a narrativa de Lula fez com que a população perdesse a confiança nos partidos de esquerda. “Eu não falo isso sem dor no coração”, lamentou.

Ciro lembrou que o ex-presidente passa por um período de dificuldades e que não pretende tomar a iniciativa de agravar ainda mais a situação. Porém, deixou claro que o posicionamento do Partido dos Trabalhadores de apoiar a candidatura de Eunício Oliveira (PMDB-CE) para a presidência do Senado enfraquece os argumento de que houve um golpe de Estado no País, que culminou no impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff. O senador cearense foi um parlamentares que votaram a favor do impeachment.

“Nós estamos ferindo de morte a narrativa central de que ainda dava a nós alguma respeitabilidade na opinião pública progressista brasileira, que é a ideia de que o Brasil está sob um golpe de Estado. Como é que eu posso então assistir na semana passada o Lula abraçado com (ex-presidente do Senado) Renan Calheiros (PMDB-AL), que era senador e votou pelo impeachment?”, afirmou o pedetista, que participou nesta quinta-feira, 14, de um evento no Rio.

Ciro Gomes também criticou a postura do PT na eleição para governador do Amazonas, quando apoiou a candidatura do senador Eduardo Braga, do PMDB.

Ciro tem se colocado como pré-candidato à presidência em 2018. Em entrevistas recentes, afirmou que só se candidataria se Lula não estivesse na disputa. Nesta quinta, Ciro reafirmou sua intenção em concorrer e disse acreditar que a presença do ex-presidente comprometeria o debate político.

Para Ciro Gomes, o Brasil precisa passar um amplo debate da atual crise política para que se possa construir novos caminhos e superá-la. A entrada de Lula na disputa, acredita, tornaria o debate “passional”. “O ambiente de ódios e paixões tira qualquer chance de o País ter um minuto de discussão sóbria do seu futuro”, afirmou.

Três debates no Rio de Janeiro

Ciro Gomes esteve nesta quinta-feira (14) no estado do Rio de Janeiro, onde cumpre uma extensa agenda de debates com professores, estudantes, empresários e economistas. Segundo ele, “recuperar a democracia, reempoderar o povo brasileiro e fazer o Brasil voltar a crescer com um projeto nacional de desenvolvimento”, são as tarefas urgentes que teremos pela frente. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participou de todas as atividades.

Pela manhã Ciro esteve na Fundação Getúlio Vargas (FGV), onde foi recebido pelo presidente Carlos Ivan Simonsen Leal. Na sequência, participou de um debate com professores e estudantes da instituição. Entre os temas tratados, Ciro desconstuiu a narrativa sobre juros altos para conter a inflação no Brasil.

“O mundo inteiro vem praticando juros negativos. A quem interessa esses juros exorbitantes no Brasil?”, questionou. “Os juros não se aplicam para conter a inflação em um momento que o país tem 30% de sua capacidade instalada ociosa. Portanto isso é uma mentira que interessa apenas ao rentismo”.

À tarde, Ciro esteve em Nova Iguaçu para um encontro com dirigentes lojistas. A educação entrou na discussão. “O Ceará conta hoje com 77 das 100 melhores escolas do Brasil no Ideb. Sobral, minha cidade, é a que tem o melhor Ideb do país. ë possível fazer uma educação de qualidade. Basta trabalho, organização e integração com toda a sociedade”.

No final do dia Ciro participou de um debate na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) com os professores Darc Costa e Carlos Lessa. A retomada da economia foi o tema principal. A agenda de Ciro continua nesta sexta-feira (15), com atividades do partido nos municípios de Mesquita e Caxias. (Fontes: Agencia Estado e site do PDT).

To Top
%d blogueiros gostam disto: