Esporte

Intermunicipal abre dia 4/08 com Itamaraju x Porto Seguro; fora de casa, Riachão pega Santa Bárbara

A maior competição de futebol amador do país está de volta. A Federação Bahiana de Futebol lançou, na manhã deste sábado (27), mais uma edição do Intermunicipal, a 62ª. Riachão do Jacuípe estreia fora de casa contra Santa Bárbara.

O lançamento do campeonato foi realizado no Colégio Salesiano Dom Bosco, na Av. Paralela

O tradicional evento de lançamento do campeonato foi realizado no auditório do Colégio Salesiano Dom Bosco, na Av. Paralela, em Salvador. Centenas de pessoas lotaram o espaço para conhecer detalhes sobre a “Copa do Mundo” do futebol amador.

Entre os presentes estavam dirigentes e representantes das Ligas Municipais, autoridades, profissionais da imprensa esportiva da Capital e do Interior do Estado e convidados.

O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ricardo Lima, fez a abertura com uma homenagem ao radialista Cláudio Roberto, de Itabuna, que foi um parceiro da competição e faleceu neste ano. O dirigente, que está no início do seu mandato, revelou suas expectativas para o primeiro Intermunicipal sob seu comando. 

 “Vocês não têm noção do quanto trabalhamos diariamente para realizar essa competição. O Intermunicipal é um campeonato muito importante, que movimenta todo o estado. Temos certeza de que será um grande Intermunicipal”, disse. 

Já o vice-presidente da entidade, Manfredo Lessa, destacou as novidades do evento. “Tivemos a ideia de, nesse ano, fazer um evento diferente. O futebol já está muito engessado, com muita regra. Por isso resolvemos proporcionar a vocês esse ambiente descontraído, mais ligado ao futebol e ao Intermunicipal, com um churrasco, um baba. É um evento à altura do Intermunicipal”.

 Além da dupla que comanda a FBF, também compuseram a mesa diretora do evento a diretora de competições da entidade, Taíse Galvão; o vice-presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues; o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves; o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia, Marcos Carvalhal; o presidente da CEAF-BA, Jailson Macêdo; o coordenador de registros e transferências da FBF, Felipe Quadros; e o promotor de Justiça Nivaldo Aquino. 

Vários dirigentes de ligas do interior participaram do evento da Federação

Após as apresentações, Ricardo Lima deu início ao momento mais esperado pelos presentes. O mandatário revelou as principais novidades do Intermunicipal 2019, entre elas o regulamento, grupos regionalizados para a primeira fase e a tabela de jogos.

 Regulamento – As 66 Seleções participantes foram divididas em 18 grupos, sendo seis de três seleções e 12 de quatro seleções, cada. Na 1ª Fase (Classificatória), as Seleções jogarão entre si, em jogos de ida e volta, dentro dos respectivos Grupos, classificando-se para a 2ª Fase as 03 (três) primeiras colocadas de cada grupo com 04 (quatro) Seleções, e as 02 (duas) primeiras colocadas de cada grupo com 03 (três) Seleções.

A 2ª Fase da Competição será disputada entre as 48 (quarenta e oito) Seleções que obtiverem classificação na 1ª Fase (Classificatória), distribuídas em 24 (vinte e quatro) grupos de 02 (duas) Seleções, que jogarão entre si dentro dos respectivos grupos, no sistema de ida e volta.

O ex-presidente da Federação, Ednaldo Rodrigues, dará o nome a um dos troféus

A 3ª Fase da Competição será disputada por 32 (trinta e duas) Seleções, sendo 24 (vinte e quatro) Classificadas dos confrontos da 2ª Fase e das 24 (vinte e quatro) Seleções Desclassificadas as 08 (oito) Seleções que tiverem a melhor campanha no somatório das 1ª e 2ª Fases.

A 4ª Fase da Competição será disputada entre as 16 (dezesseis) Seleções Classificadas na 3ª Fase. A 5ª Fase da Competição (Quartas de Final) será disputada entre as 08 (oito) Seleções Classificadas na 4ª Fase. A 6ª Fase (Semifinal) da Competição será disputada entre as 04 (quatro) Seleções Classificadas na 5ª Fase. E a 7ª Fase (Final) da Competição será disputada entre as 02 (duas) Seleções Classificadas na 6ª Fase.

O campeonato será iniciado no próximo domingo (4), com o duelo entre a campeã da edição de 2018, Itamraju, contra a seleção de Porto Seguro, em Itamaraju. Os demais jogos da primeira rodada (Confira abaixo) acontecerão no dia 11 de agosto. Já a final será realizada em 8 de dezembro.

Homenageado – Os troféus de campeão e vice-campeão levarão o nome do ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues Gomes, por decisão das Ligas participantes do campeonato. As próprias filiadas solicitaram a homenagem ao dirigente.

Confira abaixo o regulamento, grupos e tabela de jogos do Intermunicipal 2019:

Regulamento, Grupos e Jogos

Fotos: Carlos Santana / FBF

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas