Mundo

Alberto Fernández deve vencer em 1o. turno na Argentina

Uma pesquisa do instituto Gustavo Córdoba & Asociados mostra que o oposicionista Alberto Fernández continua favorito a vencer em primeiro turno na disputa presidencial da Argentina. Excluindo-se votos em branco, Fernández e sua companheira de chapa, a ex-presidente Cristina Kirchner, aparecem com 53,2% das intenções de voto, enquanto o atual presidente, Mauricio Macri, recebeu 32,1% das intenções.

Pesquisa apontou consolidação da liderança de Alberto Fernández sobre o presidente Mauricio Macri nas eleições argentinas (foto: FRENTE DE TODOS PARTY / AFP)

Em um distante terceiro lugar está Roberto Lavagna, com 7,4% das intenções. Caso se confirme esse panorama, Fernández vencerá no primeiro turno, em 27 de outubro. Sem se excluírem os votos em branco, Fernández tem 50,7% das intenções de voto e Macri, 30,1%.

A pesquisa do instituto ainda mostra como a imagem do atual presidente é ruim para os argentinos. Para 47,6% dos consultados, a imagem de Macri é “muito ruim” e para 15,1% deles, “ruim”. No caso de Fernández, 39,1% dos eleitores pesquisados consideram sua imagem “muito boa”, mas 22,8% a avaliam como “muito ruim”.

A pesquisa foi feita entre 22 e 23 de agosto, com 1.200 eleitores argentinos. A margem de erro é de 2,83 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, segundo o instituto, que publicou a íntegra do levantamento em seu site.

O instituto Gustavo Córdoba & Asociados afirma que o cenário das eleições primárias “parece ter se consolidado” e há inclusive um “vento favorável a Alberto Fernández, que lhe permitiu crescer em relação ao resultado obtido semanas atrás”.

Em caso de um eventual segundo turno, Fernández aparece com 55,9% das intenções de voto e Macri, com 36,3%. (Fonte: Estadão).

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas