Meio Ambiente

Xique-Xique: Ibama resgata 230 mil peixes em região ameaçada pela seca

Pelo terceiro ano consecutivo equipes de emergências ambientais do Ibama realizam salvamento de peixes ameaçados pela seca na lagoa de Itaparica, em Xique-Xique, na região norte da Bahia. Desde 2017, conforme o órgão, cerca de 230 mil animais foram resgatados e transportados para o Rio São Francisco. Neste ano já foram transferidos 50 mil peixes na primeira etapa da ação.

Foram transferidos 50 mil peixes na primeira etapa da ação (Foto: Divulgação/Ibama)

A transferência é realizada em recipiente apropriado [transfish] e todo o processo é monitorado por analistas do Ibama, que controlam os níveis de salinidade e oxigenação da água. Dentre as espécies resgatadas estão cascudo, corvina, curimatã, mandi amarelo, piau, piaba, carí, traíra, pescada, sarapó e surubim.

Segundo o Ibama, a ação emergencial tem a finalidade de minimizar a mortandade de peixes, além de combater ilícitos ambientais que agravam impactos ambientais na região, como desmatamento, pesca predatória, lançamento inadequado de efluentes na água e ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente (APPs), entre outros.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas