História

Por Alderico Sena: 30 anos da Assembleia Estadual Constituinte – 1989

Dia 05 de Outubro, a Constituição do Estado da Bahia completará 30 anos. A Mesa Diretora da Assembléia Estadual Constituinte 89, teve a seguinte composição: Deputados Estaduais Coriolano Sales, Presidente; Antônio Menezes, 1º Vice-Presidente; Gerbaldo Avena, 2º Vice-Presidente; Osvaldo Souza, 3º Vice-Presidente; Sebastião Castro, Secretário Geral; Jurandy Oliveira, 1º Secretário; Paulo Renato, 3º Secretário; Sérgio Gaudenzi, Relator Geral. Na Coordenação Executiva: Alberto Damasceno, Administração e Alderico Alves Sena, Pessoal.

Deputado Coriolano Sales presidiu a Assembleia durante a Constituinte de 1989

A Comissão Especial foi constituída de ilustres notáveis que deram valiosa contribuição aos trabalhos na redação do primeiro texto da Carta Magna, tais como: Mário Kertész, Edvaldo Brito, Marcelo Duarte, Milton Santos, Pedro Milton, Antônio Reis, dentre outros. No Dia 05 de outubro, o Presidente da Constituinte, Coriolano Sales, assinou a nova Constituição do Estado da Bahia, durante solenidade de promulgação no Plenário do Legislativo.

Na solenidade o Presidente Coriolano entregou exemplares autografados aos chefes do Poder Executivo, Governador Nilo Coelho, do Legislativo José Amando e do Poder Judiciário, Desembargador Gerson Pereira Santos. O Cardeal Dom Lucas Moreira Neves celebrou a missa abrindo a programação para a promulgação da nova Constituição com a presença de deputados, autoridades, convidados e funcionários que participaram do ofertório.

Na solenidade a Mesa Diretora, inaugurou o painel fotográfico dos titulares e suplentes de deputados, durante o período dos trabalhos. No dia 06 de outubro, o Presidente Coriolano Sales plantou uma muda de Pau Brasil, em companhia de parlamentares, funcionários e convidados, à tarde no Plenário os funcionários e colaboradores foram homenageados com um Certificado pelo Presidente Coriolano Sales, Sebastião Castro, Secretário Geral e Alderico Sena Coordenador de Pessoal. O Presidente da Assembléia Estadual Constituinte, fez o seguinte pronunciamento:

“Mais do que os discursos, muito do que ocorreu na Constituinte baiana. Expressões vivas dos sentimentos dos que nela participaram, do entusiasmo e da força de nossa cidadania. Ora dúvida, indignação, protesto dos que estiveram presentes. Ora, a expressão do entusiasmo, da esperança, da vontade de lutar por seus direitos e aspirações. Aí está, pois, o retrato fiel, deste período vivo de nossa história. Que ele seja apenas o primeiro passo no caminho da efetiva democratização. Esta é a nossa luta, é também a nossa esperança”.

A Carta Magna do Município, Estado e Brasil o jovem precisa conhecer. Sugiro ao Deputado Estadual Nelson Leal, Presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, convidar estudantes para a Sessão Especial em comemoração aos 30 anos da Constituição da Bahia.

Alderico Sena – Coordenador de Pessoal da Assembléia Estadual Constituinte – 1989 – [email protected]

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas