Cultura

Conselho Estadual de Educação adere à Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta do Búzios

Nesta segunda-feira (04/11), o Conselho Estadual de Educação da Bahia, por solicitação dos conselheiros Luiz Paulo Neiva e Ronaldo Crispim, realizou uma sessão ordinária, durante a qual foi exibido o filme 1798 REVOLTA DOS BÚZIOS.

A sessão ordinária no Conselho Estadual de Educação da Bahia, com a presença de Olavo

Como de costume, logo após a exibição houve um rico e propositivo debate sobre a importância do Conselho adotar entre suas orientações para as escolas estaduais o estudo desse importante movimento ocorrido em 1798, e também de outros grandes momentos da insurgência negra na Bahia, como a Revolta dos Malês (1835) e a Sabinada (1837).

“Fiquei feliz em ver nas falas de conselheiros e conselheiras, pronunciamentos anunciadores de novos compromissos, que prenunciam esperanças de que poderemos ampliar o muito já feito… porque ainda há muito a fazer. Foi geral o entendimento de que através da EDUCAÇÃO e da CULTURA podemos mudar as mentalidades daqueles/daquelas que vão mudar o mundo…. no caminho de uma sociedade justa, diversa e sem preconceitos”, disse Antônio Olavo, diretor do filme exibido.

Sobre o evento, Olavo comentou: “Foi uma tarde grandiosa, singular e consequente, porque estávamos diante do órgão estadual que tem o objetivo de orientar a política educacional do Estado e ordenar o Sistema de Ensino em diversos níveis (básico, médio e superior) na Bahia”. 

Caminhada acontecerá na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro

Ao final da sessão, um marco histórico e de grande simbologia: foi aprovado por unanimidade a presença oficial do Conselho no dia 8 de novembro, às 13h, na Praça da Piedade, na CAMINHADA DE RETORNO DOS MÁRTIRES DA REVOLTA DOS BÚZIOS.

“Nossa Caminhada cresce na representatividade. Já tínhamos confirmado a presença do Conselho Estadual de Cultura, agora é o Conselho Estadual de Educação que se posiciona ao lado desse movimento de reparação simbólica aos Mártires da Revolta dos Búzios. De nossa parte, a certeza de que, neste dia 8 de novembro, faremos uma Caminhada bonita a representativa”, concluiu Olavo.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas