História

Sessão Especial comemora 50 anos do Tribuna da Bahia na ALBA

Proposta pelo Deputado Estadual Júnior Muniz (PP), Sessão Especial comemorou os 50 anos da Tribuna da Bahia, realizada nesta quarta-feira, 06 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Fundado em 1969, o periódico trouxe inovações na diagramação, uma linguagem direta, sendo o pioneiro na impressão em offset no Brasil.

Sessão Especial comemorou os 50 anos da Tribuna da Bahia nesta quarta-feira (06)

A cerimônia relembrou momentos marcantes do jornal, como a participação ativa no processo de redemocratização do país, em plena vigência do AI-5, no ápice do Regime Militar e, ainda assim, mantendo a sua política editorial embasada no compromisso com a verdade e na independência, conforme destacou Walter Pinheiro, presidente do jornal. “Comemoramos 50 anos de presença ininterrupta na vida dos baianos. Poucos são os que atingem essa marca, com a mesma credibilidade, bom jornalismo e respeito aos seus leitores, características marcantes do Tribuna da Bahia desde a sua fundação até os dias atuais. Agradecemos por essa homenagem prestada aqui na Casa Legislativa”.

O deputado Júnior Muniz salientou a importância do veículo de comunicação no dia a dia da população, especialmente na cobertura política. “Vocês merecem todo reconhecimento e parabéns pelos 50 anos de existência transformadora, contribuindo com o fortalecimento da cidadania e com o desenvolvimento político-social. Desejamos vida longa e somos todos aplausos ao Tribuna da Bahia”, parabenizou o deputando proponente da Sessão Especial.

O advogado e jornalista Joaci Góes, presidente da Academia de Letras da Bahia, ocupou a direção do Tribuna da Bahia por 28 anos e hoje Conselheiro do jornal, contou sobre o início do Jornal, idealizado pelo empresário Helmano Silveira Castro, em um momento de total censura, quando poderia não ser possível se manter independente, correndo-se o risco de se tornar um mero Diário Oficial. Mas, contrariando essa tendência, o Tribuna da Bahia se estabeleceu e, em pouco tempo, se tornou um dos mais lidos pelos baianos, trazendo uma linguagem direta, moderna e de embate, sob a direção de jornalismo de Quintino de Carvalho.

Nos últimos anos, o jornal se atualizou com o advento da internet e das novas tecnologias, se mantendo como um veículo de comunicação referência. “Somos uma geradora de conteúdos, que leva a informação por diversos canais e plataformas e assim, cada vez, estamos mais próximos do leitor, levando os acontecimentos, com a mesma verdade e liberdade de sempre”, destacou o vice-presidente do Tribuna, Marcelo Sacramento.

Participaram da Sessão Especial, jornalistas e colaborados do Tribuna da Bahia, representantes da imprensa baiana, do judiciário, de associações de classe, deputados estaduais, vereadores, militares e convidados. Uma manhã de belas homenagens, com lembranças de lutas e conquistas pela democratização e liberdade de expressão.

Ascom Dep. Junior Muniz

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas