Meio Ambiente

Barrocas: Novos tremores de terra assustam os moradores

Passaram-se oito dias das explosões e tremores ocorridos na manhã do sábado (25) e no domingo (26) de janeiro, que preocupou a população de Barrocas e de outros municípios do Território do Sisal (ver aqui). Diante da situação, moradores da região utilizaram as redes sociais para relatar o caso e pedir explicação principalmente por parte da Mineradora que opera em solo barroquense, porém, até o momento a empresa não se manifestou oficialmente.

Rachaduras nas paredes (Foto: Reprodução/ enviada por morador do povoado)

Além do susto, a população do município, em especial dos povoados localizados nas proximidades da Fazenda Brasileiro Desenvolvimento Mineral, reclama do surgimento de rachadura nas residências. Em contato com o JNV na quarta-feira (29), o senhor José Domingos, morador do Povoado de Periquito comentou:

“Devido as explosões aqui no povoado onde eu moro, a maioria das casas estão rachando e a suspeita é as explosões (sic) que acontece com frequência na mineração Fazenda Brasileiro. Aqui no povoado, até as janelas de algumas casas começam a tremer quando acontece as explosões lá na mineração. Agente aqui no povoado, não sabe que providência tomar com esses fatos que está acontecendo” relatou.

O conhecido Koringa Lima, disse que até as casas recém construídas já apresentam pequenas rachaduras: “São rachaduras que estão começando a existir nas novas casas construídas há pouco tempo aqui no povoado Periquito, mas tem muitas casas antigas que tão com rachaduras maiores, isso tá acontecendo depois das expulsões dessa mineração MFB (sic). A suspeita é que essas rachaduras estão existindo depois dessas fortes explosões”, comentou.

Prédio do Posto de Saúde também apresenta rachadura (Foto: Reprodução)

Na segunda-feira (27), um dia após os tremores, o JNV manteve contato com a assessoria de comunicação da Mineradora pedindo esclarecimentos, recebemos a informação de que após uma reunião interna, uma Nota de Esclarecimentos seria enviada, mas até o momento não retornaram o contato.

Apesar da grande repercussão do caso no município e região, a Prefeitura Municipal de Barrocas também não se manifestou. (Informações de Nossa Voz).

To Top
%d blogueiros gostam disto: