Saúde

Para conter o novo coronavírus, municípios fecham as entradas

Para conter o avanço do novo coronavírus, diversos municípios do interior da Bahia estão se antecipando e alguns até tomando medidas radicais.

Municípios do interior baiano se esforçam para evitar a entrada do coronavírus

Municípios como Senhor do Bonfim, Miguel Calmon, Campo Formoso, Jaguarari, Itiúba, Cruz das Almas, por exemplo, já bloquearam as entradas da cidade usando a Guarda Municipal, Policia Militar, equipes da Vigilância Sanitária e até cones e outros obstáculos. Veja abaixo, alguns dos municípios que já tomaram esta decisão:   

Guarda Municipal monta barreira em Várzea da Roça

Após o prefeito de Várzea da Roça baixar decretos com regras e providências para evitar o contágio dos moradores do município pelo coronavírus, a Guarda Municipal está monitorando a chegada de veículos com pessoas vindas de outras regiões, realizando escolta de mais um ônibus de transporte clandestino.

Várzea da Roça: Guarda Municipal monitora chegada de veículos e pessoas de outras regiões

Até o momento não existem casos suspeitos e nem confirmados do coronavírus no município, por esse motivo, a Guarda Municipal monitora as entradas da cidade, evitando que ônibus, vans e veículos de passeios que tenham origens dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de outros municípios, cheguem a Várzea da Roça sem o devido acompanhamento.

As pessoas que estão retornando para suas casas ou de alguns parentes, estão sendo encaminhadas para o setor de triagem da Secretaria Municipal de Saúde. Durante as abordagens, os condutores e os passageiros são informados dos motivos dessa operação que não tem data para acabar. 

Jacobina tem barreira sanitária

Na manhã desta terça-feira, 24 de março de 2020, na saída de Jacobina sentido Salvador, uma equipe da saúde com apoio do SMTT realiza uma barreira sanitária de prevenção ao Coronavírus. 

Uma equipe da saúde com apoio do SMTT realiza uma barreira sanitária em Jacobina

Outra barreira ocorre na região oeste, na saída sentido Miguel Calmon e Várzea Nova. Uma equipe também recepciona as pessoas no Terminal Rodoviário, fazendo checklist e aferição da temperatura (Augusto Urgente!)

Barreiras de contenção em Bonfim
Prefeito Carlos Brasileiro determina a criação de barreiras sanitárias com o apoio das forças policiais judiciárias do Estado e Federais nos acessos à cidade, sendo compulsória as abordagens por técnicos da Vigilância Sanitária aos transeuntes que pretendam adentrar no território do Município de Senhor do Bonfim.

Prefeito Carlos Brasileiro determina a criação de barreiras sanitárias com o apoio das forças policiais judiciárias do Estado e Federais nos acessos a Senhor do Bonfim

Os visitantes deverão seguir as orientações dos prepostos municipais, sob pena de incorrerem no crime previsto no Art. 268 do Código Penal em caso de desobediência. (Netto Maravilha).

Jaguarari fechou três entradas

Jaguarari fechou os três acessos para a BR-407

Segundo as determinações do Decreto Municipal nº 0116/2020 publicado no ultimo sábado (21), a prefeitura de Jaguarari através da secretaria de Administração iniciou neste domingo (22), o fechamento de diversos pontos de acessos ao município, realizando a triagem, sobretudo de pessoas e veículos vindos de fora do município, onde já existem casos confirmados do coronavírus.

O bloqueio está sendo realizado às margens da BR-407, pela guarda civil nas três entradas principais do município: Rua contorno (no centro), entrada do Bairro Odilon Gonçalves e na Rua do cemitério. Nesta segunda-feira (23), serão realizados bloqueios em outras localidades caso seja necessário, desta forma, visando cumprir as determinações do decreto.

“Essa e outras medidas mais drásticas, foram determinadas pelo prefeito Everton Rocha após mais uma reunião de emergência com toda sua equipe de governo. O bloqueio na entrada da cidade acontece devido ao risco de contaminação com a chegada de pessoas vindas de outras cidades. 

Outros municípios

Em Miguel Calmon, as barreiras foram criadas nas principais vias de acesso

Mas não foram apenas estes municípios que tomaram essa precaução. Itiúba, no sertão da Bahia, Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada, Campo Formoso, no centro norte, e Cruz das Almas, no recôncavo, também já aderiram.

To Top
%d blogueiros gostam disto: