Cultura

Riachão: Crise do coronavírus adia retomada do Projeto Cultural, que faria a 1ª feira literária da cidade

A crise do novo coronavírus vem atingindo em cheio o setor cultural de todo o País. São museus, teatros, cinemas e bibliotecas fechados e shows e eventos culturais cancelados. Em Riachão do Jacuípe, Bahia, a situação não é diferente de outras regiões do Brasil. Além das orientações do Ministério da Saúde e do governo do Estado, um decreto municipal proíbe qualquer concentração com mais de 50 pessoas.

A Feira Literária teria estande de livros e revistas e outras atividades (Foto: ilustração)

Além disso, até as entradas de alguns municípios foram bloqueadas, o que aumenta mais ainda o isolamento das pessoas e o agravamento da crise econômica nos municípios.

Del Feliz esteve no último evento organizado pelo Projeto, o Festival de Cultura, em 2012.

Por conta desse quadro, o Projeto Cultural Riachão, que projetava retomar as suas atividades depois de quase 8 anos, foi obrigado a adiar o seu primeiro evento. O grupo formado por professores, artistas, jornalistas e amantes da cultura já estava com uma Feira Literária praticamente gestada, inclusive com data marcada para os dias 22, 23 e 24 de abril.

A Banda do Biriba durante apresentação em Semana Cultural organizada pelo Projeto.

Feira Literária

O Projeto pretendia retornar suas atividades com chave de ouro, provendo a I Feira Literária de Riachão do Jacuípe, a FLIRJ. Segundo os organizadores, além de exposição e venda de livros, a feira contaria também com mesas de debates sobre literatura de cordel e cinema, apresentações culturais, poesia, exposição fotográfica e exibição de filmes, dentre outras.

A obra de Olney estaria na mesa sobre a temática sertaneja no cinema (Foto: Blog do Dimas)

“Vamos adiar nosso projeto, mas o importante é que já está tudo encaminhado. Vamos continuar os nossos contatos e fazer alguns ajustes até a definição da nova data”, disse o professor Ricardo Tadeu, um dos organizadores do evento.

A literatura de cordel também estava agendada para a FLIRJ ( Foto: ilustração/Agencia Brasil)

Segundo Evandro Matos, outro integrante do Projeto Cultural, “a feira literária viria preencher uma lacuna em nosso município, possibilitando aos estudantes e a sociedade como um todo a oportunidade de ter contato com novos autores e acesso a novas práticas literárias e culturais”

Evandro Matos já vinha participando de feiras literárias, como a FLICA, em Cachoeira

Assim que normalizar a crise do coronavírus, o grupo vai voltar a se reunir para discutir uma nova data do evento e fazer ajustes na programação. O último evento organizado pelo Projeto Cultural foi o Festival de Cultura, realizado em 2012. O cantor Del Feliz fez a festa de encerramento.

To Top
%d blogueiros gostam disto: