Educação

UNEB celebra seus 37 anos de compromisso com a Ciência e o desenvolvimento social

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi institucionalizada em 1º de junho de 1983, fruto da mobilização popular e de uma visão vanguardista de interiorização do ensino superior. Na última segunda-feira, a sua comunidade celebrou, de maneira diferente, os seus 37 anos de compromisso com a Ciência e com o desenvolvimento social brasileiros.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) foi institucionalizada em 1º de junho de 1983

Houve aqueles que estiveram na linha de frente do combate ao novo Coronavírus. Outros ofereceram ajuda aos mais vulneráveis a essa pandemia, ou planejaram e executaram ações administrativas, de ensino, pesquisa, extensão e inovação de modo presencial ou remoto.

Todos eles, cientes ou não, celebraram a UNEB, já que foram transformados por essa instituição e a continuam transformando. Assim, o que tem se modificado são as realidades do estado da Bahia. Em sua multicampia, a universidade hoje está em todos os territórios de identidade baianos, com 25 campi e em diversos polos, programas e projetos.

O papel da Ciência!

Especialmente frente à pandemia da Covid-19, a universidade pública reafirma o seu caráter transformador e a importância da produção científica para o combate às atuais crises sanitárias e de saúde pública, assim como para o desenvolvimento local, regional e nacional.

Ciente disso, a comunidade acadêmica da UNEB tem empreendido esforços em todos os cantos da Bahia. Em vários campi, impressoras 3D trabalham incessantemente sob orientação de especialistas para o desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPI).

Muitos estudantes e professores utilizam seus telefones e computadores para monitorar pacientes com sintomas da Covid-19, ou se articulam para arrecadação e distribuição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Articulação institucional

Colaborações também têm sido ofertadas para o funcionamento dos abrigos de campanha do Governo do Estado ou para a compreensão do momento vivido, através de lives, eventos virtuais e videoconferências.

Há ainda edital específico para contemplar projetos de enfrentamento à pandemia, como também deliberações institucionais para a garantia do trabalho remoto. Diante de uma demanda inédita por isolamento social, a comunidade da UNEB passou a contar com acolhimento psicológico.

To Top
%d blogueiros gostam disto: