Candeal: Em reviravolta, Everton vai e volta; no vazio, Ribeiro lança o filho; o imbróglio está formado

A política de Candeal sofreu uma reviravolta sensacional nos últimos dias. Depois de anunciar apoio à reeleição do prefeito Everton Cerqueira (DEM), o ex-deputado federal Ribeiro Tavares decidiu lançar o seu filho Có Tavares (foto abaixo), atual vice-prefeito, como o candidato do grupo.

Mas a decisão do ex-deputado federal, que também é ex-prefeito do município, só foi tomada depois que o prefeito Everton Cerqueira comunicou que não mais disputaria a reeleição.

O imbróglio político é tão grande que o leitor precisa prestar a atenção nos desdobramentos dos fatos para não se perder. Primeiro, na segunda-feira da semana passada (24), Ribeiro fez uma reunião com seu grupo e anunciou apoio à reeleição de Everton. Apesar da resistência de alguns aliados, ele ponderou que a opção daquele momento era seguir na aliança com o prefeito, mantendo seu filho como vice.
Resistência
Antes e durante a reunião que definiria o apoio ao prefeito, Ribeiro teve que administrar resistências dentro do seu grupo. Uma das lideranças que resistiam apoiar a reeleição de Everton era o ex-prefeito Fernando Nere (Donguinha) que minutos antes havia conversado com nossa reportagem.

“Eu não tenho intenção de apoiar o prefeito. Me chamaram para uma reunião hoje, mas nem sei se vou, e se for, não irei com essa intenção”, disse Donguinha. Minutos depois dessa declaração, outra liderança do grupo, Antônio Martins, chegou convencendo o ex-prefeito a participar da reunião.
Reviravolta
Só que, na última quinta-feira (27), três dias depois da reunião decisiva, o prefeito procurou Ribeiro e lhe disse que não mais disputaria a reeleição, autorizando o mesmo fazer suas articulações e lançar candidato. Isso posto, ficou subentendido também que o prefeito indicaria o vice.

A notícia de que Có seria o candidato do grupo da situação circulou pelas redes sociais e repercutiu em todo o município. Alguns aliados fizeram questão de informar à Rádio Jacuípe para noticiar que o candidato do grupo seria Có e que o prefeito havia desistido de sua candidatura.
Reação dos aliados do prefeito
Ocorre que, na velocidade dos fatos, aliados do prefeito Everton Cerqueira – principalmente o seu sobrinho Júnior e o chefe de gabinete Ivan Martins-, não aceitaram a desistência do gestor e fizeram o mesmo voltar atrás, inclusive indo de imediato comunicar o fato a Ribeiro.

Surpreso, a notícia não foi bem recebida pelo ex-deputado federal Ribeiro Tavares, que alegou que quem falava em nome do prefeito era ele próprio e não emissários.
Diante dessa nova realidade, Ribeiro convocou outra reunião com o seu grupo na segunda-feira (31/08) para reavaliar o quadro. A reunião aconteceu na Fazenda Harmonia e a decisão tomada foi que o grupo manteria a candidatura de Có e que a vaga de vice continuava disponível para indicação do prefeito Everton Cerqueira.
Enfim, enquanto isso, a oposição assiste tudo de camarote, já que o ex-prefeito Tadeu só está aguardando o momento certo para botar o seu bloco na rua.
