Salve Canudos! Hoje, os 123 anos da morte de Antônio Conselheiro

Nesta terça-feira, 22 de setembro, rememoramos os 123 anos (1897-2020) da morte de Antônio Vicente Mendes Maciel, o célebre Antônio Conselheiro, fundador do povoado de Canudos, em 1893, no sertão da Bahia.

Líder de Canudos, Antônio Conselheiro nasceu em 1830, em Quixeramobim, no Ceará, de onde partiu pregando pelos sertões, fundando igrejas e cemitérios, até chegar ao arraial do Belo Monte, mais conhecido por Canudos.
Para o cineasta Antônio Olavo, uma das maiores autoridades sobre a temática de Canudos “Conselheiro foi um grande líder negro, que durante a monarquia pregou contra a escravidão e a República, que não distribuiu a renda nem a terra, não democratizou o poder político e nem reduziu as desigualdades, agregou o povo negro numa comunidade cuja própria gênese desafiava o poder vigente, e por isso foi brutalmente destruída”.
Para relembrar essa data importante da nossa história, Olavo acrescenta: “Salve Antonio Conselheiro, detentor de uma trajetória de vida que o coloca como um dos mais importantes vultos da história do Brasil”.
