Nordeste

Morre em Caruaru o mestre da Cultura Edmilson do Pife

Morreu nesta terça-feira (8) o músico e compositor Edmilson do Pífano, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Ele estava no Centro da cidade quando passou mal e foi socorrido para UPAE, onde morreu.

O músico e compositor Edmilson do Pífano morreu nesta terça-feira (08), em Caruaru-PE

Natural de Lajedo, o artista, que era conhecido como “Mestre Edmilson do Pife”, começou a tocar aos oito anos e tinha quase 50 anos de trajetória artísticas, mais de 25 discos e centenas de composições, entre elas “Soprando Canudinho”.

Edmilson do Pífano morava em Caruaru, onde confeccionava e consertava o instrumento, além de fazer shows. A Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) lamenta profundamente o falecimento do músico e compositor.

Reconhecido como um dos maiores tocadores de pífano do Nordeste, “Edmilson do Pife” nasceu em 30 de novembro de 1961, na cidade de Lajedo, Agreste de Pernambuco.

Sua intimidade com o instrumento que lhe dá o sobrenome começou aos oito anos de idade, quando acompanhava seu pai nas novenas religiosas e nas festas de São João.

Ganhou reconhecimento com composições marcadas pela ingenuidade, e, às vezes, dificílimas de se tocar em tal instrumento. Com vários discos lançados, Edmilson, que era integrante da Orquestra de Pífanos de Caruaru, levou o nome da cidade para os quatro cantos do Brasil e também para o exterior. Entre os principais sucessos estão “Morena No Balançado” e “Soprando No Canudinho”.

Por meio de nota, a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru (FCTC) lamentou o falecimento do músico e compositor Edmilson do Pífano. “Natural de Lajedo, “Mestre Edmilson do Pife” começou a tocar aos oito anos e acumulava quase 50 anos de trajetória artísticas, mais de 25 discos e centenas de composições. Entre elas, “Soprando no Canudinho”, um dos maiores sucessos. Edmilson do Pífano morava em Caruaru, onde confeccionava e consertava o instrumento, além de fazer shows. Os nossos sinceros sentimentos para a família e amigos.” (Fonte: G1 Caruaru).

To Top
%d blogueiros gostam disto: