Política

Baleia Rossi, do MDB, será o candidato do bloco de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anuncia ainda nesta quarta-feira que o candidato escolhido por seu bloco para disputar a presidência da Câmara no ano que vem é Baleia Rossi (MDB-SP).

Baleia Rossi: Um político jovem e limpo pode ser presidente da Câmara

O bloco une onze partidos de centro e esquerda: DEM, MDB, PSDB, PSL, Cidadania, PV, PT, PSB, PDT, Rede e PCdoB. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) também era cotado como potencial candidato de Maia, mas não foi escolhido pelos líderes.

MÁGOA PETISTA – Baleia Rossi é presidente do MDB. Em reunião mais cedo nesta quarta-feira, deputados do PT manifestaram contrariedade à escolha de Baleia devido ao papel do MDB no impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

Ele está no segundo mandato como deputado federal. Antes, passou três mandatos como deputado estadual em São Paulo. O deputado é filho do ex-deputado e ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi. Nos últimos dois anos, atuou como autor de uma das propostas de reforma tributária que tramitam na Câmara.

Em outubro de 2019, assumiu a presidência do MDB pregando a bandeira de renovação do partido. Ele também é líder do MDB na Câmara.

HOUVE APELOS – Nas últimas semanas, Baleia Rossi recebeu pedidos de senadores do MDB, como Renan Calheiros (MDB-AL), para desistir da candidatura. Eles defendiam abrir mão da candidatura na Câmara para fortalecer um nome do MDB no Senado.

O presidente do MDB, no entanto, optou por tratar as duas disputas de forma separada e acabou se acertando com Rodrigo Maia, que montou uma frente para derrotar o bolsonarista Arthur Lira. (Natália Portinari /O Globo).

To Top
%d blogueiros gostam disto: