Política

Dez dos 15 municípios da Bacia do Jacuípe terão novos prefeitos a partir desta sexta

Apenas cinco das quinze cidades pertencentes ao território da Bacia do Jacuípe reelegeram os atuais prefeitos. Capela do Alto Alegre, Mairi, Nova Fátima, Quixabeira e Várzea do Poço continuarão com os gestores eleitos em 2016 e 2020 respectivamente.

Adeil Figueiredo com Franklin Leite, chapa vencedora em Serra Preta

Nos demais municípios serão empossados novos prefeitos, nesta sexta-feira dia 01 de janeiro. Acompanhe os novos gestores: Carlos Matos (Riachão do Jacuipe)José Sivaldo Rios (Capim Grosso)Laurindo Nazário (Gavião)Dudy (Ipirá), Edgar Miranda (Pé de Serra)Valcy Rios (Pintadas), Aberlan Peris (São José do Jacuípe)Danilo Sales (Várzea da Roça) e Franklin Leite (Serra Preta).

Pela primeira vez em mais de 20 anos, não será empossada uma mulher como prefeita, em nenhum dos municípios do território. Desde 1996, que ao menos uma prefeitura teve uma mulher como prefeita. Destaques para o ano de 2012, onde foram eleitas mulheres em quatro municípios: Benvinda (Gavião), Ana Verena (Ipirá), Tania Regina (Riachão do Jacuípe) e Maria Verusa (São José do Jacuípe).

Carlos Matos foi eleito prefeito em Riachão do Jacuipe

Relação de municípios onde mulheres foram empossadas nos últimos pleitos:

1996 – Neusa Cadore (Pintadas);

2000 – Regina (Nova Fátima) e Neusa Cadore (Pintadas);

2004 – Lúcia (Capela do Alto Alegre) e Regina (Nova Fátima);

2008 – Benvinda de Laurindo (Gavião);

2012 – Benvinda de Laurindo (Gavião), Ana Verena (Ipirá), Tania Regina (Riachão), Maria Verusa (São José);

2016 – Lýdia (Capim Grosso);

2020 – Nina Gomes foi eleita vice-prefeita em Ipirá.

Todos os prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos serão empossados em solenidades que serão realizadas no plenário das Câmaras de Vereadores nesta sexta-feira (1º/01).

To Top
%d blogueiros gostam disto: