História

Ex-treinador Lula Pereira morre de AVC, no Ceará, aos 66 anos

Morreu aos 66 anos, vítima de complicações cardíacas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o ex-jogador e treinador de futebol Lula Pereira. O profissional marcou época no futebol cearense com passagens e títulos por clubes, principalmente pelo Ceará Sporting Club, equipe por onde atuou e dirigiu por várias oportunidades.

Lula Pereira na sua última passagem como coordenador técnico do Ferroviário /Foto: JL Rosa

Luiz Carlos Bezerra Pereira nasceu em Olinda (PE) e começou a destacar no futebol em Pernambuco, defendendo as cores do Sport e do Santa Cruz nos anos 70. Mas foi na década de 80, no Ceará, que Lula atuou maior parte da carreira como um dos zagueiros mais notáveis da equipe alvinegra em todos os tempos. 

Mesmo jovem, se transformou em um dos líderes do Vozão durante os quase7 anos em que defendeu suas cores, período em que conquistou 4 títulos cearenses, em 1980, 1981, 1984 e 1986.

Legenda: Lula Pereira tem longa história ligada ao Ceará /Foto: CearáSC

No final dos anos 80, após ter abandonado a carreira de jogador precocemente, aos 30 anos, por conta do rompimento do tendão de aquiles, Lula teve experiência nas categorias de base como treinador e depois a primeira passagem como técnico do Vovô. A primeira de cinco passagens: 1999, 2004, 2008 e 2012.

Lula Pereira também comandou o Bahia

Em 1998, ele se sagrou campeão cearense ao bater o Ferroviário na final do Estadual daquele ano. Seria o terceiro título da série do tetracampeonato estadual conquistado em 1999.

Ressurgimento alvinegro

Já tarimbado no cenário nacional, inclusive tendo comandado a equipe do Flamengo, Lula Pereira reapareceu no Ceará em 2008 com a missão de alavancar o ressurgimento alvinegro, que atravessava uma das suas piores crises financeiras e tinha nova gestão à época, com o então presidente Evandro Leitão.

Lula Pereira, após o AVC, com Sérgio Redes, J. Lacerda, Lula e Wilton Bezerra /Foto: Arquivo pessoal

Com um time recheado de jogadores indicados por ele, fez o Vovô voltar a disputar uma Série B sem passar grandes sufocos, inclusive destacando jogadores como o atacante Ciel e Luiz Carlos.

Problemas de saúde

Há cerca de um ano e meio, Lula Pereira passou por grande desafio na vida ao ser vítima de um AVC, evento que lhe custou a mobilidade até a sua morte, neste domingo (7). Antes do problema de saúde, Lula fez último trabalho no futebol como coordenador técnico do Ferroviário. (Fonte: Diário do Nordeste).   

To Top
%d blogueiros gostam disto: