Nordeste

Quarta com previsão de chuva no Nordeste e alerta de temporais no Vale do São Francisco e Sergipe

Depois de alguns dias de sol e forte calor, as chuvas retornaram à região Nordeste do País. Desde a última segunda-feira (15) que os estados do Piauí, Maranhão e Ceará receberam as primeiras pancadas de chuvas. No Ceará, choveu em 56 municípios já no final de semana.

As chuvas estão previstas para toda a região Nordeste (Foto: Mateus Dantas/ O Povo).

Mas a previsão é de mais chuvas na região, incluindo os estados da Paraíba, Pernambuco, Bahia e Sergipe. De acordo com os serviços de meteorologia, há previsão de temporais no Sertão de Pernambuco, Sergipe e no Vale do São Francisco, na Bahia.

A partir desta quarta-feira (17), a previsão é que as chuvas atinjam todos os estados da região Nordeste, sendo que na Bahia não ficará restrita apenas à região Oeste, como na segunda e na terça-feira

Em Petrolina, Vale do São Francisco, as chuvas já chegaram (Foto: Carlos Britto)

Nesta terça-feira (16), segundo informações colhidas pelo Interior da Bahia, as chuvas já caíram nas cidades de Campo Formoso, onde choveu durante quase toda a tarde, e no povoado de Lages do Batata e sede de Jacobina.

Alerta de chuvas fortes em Sergipe

O Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS) emite alerta de chuvas fortes em todas as regiões do estado para as próximas 48 horas. As chuvas devem atingir entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h. Segundo o bolwtimde alerta, emitido pela CMS, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

“Nós temos condições, a partir de hoje (16), até o dia 18, de instabilidades convectivas devido a alterações do sistema Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que chegam pelo Sul passando pela Bahia, atingindo Sergipe pelas zonas de convergências tropicais e deve entrar uma condição de chuvas intensas e trovoadas nesse período. As precipitações acima de 50 mm podem atingir as regiões Agreste, Alto Sertão nas próximas 24h e, ao longo do período, até o dia 18, a região Centro Sul, Grande Aracaju, todo Litoral Sul e parte Central do estado” explica o meteorologista da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral.

To Top
%d blogueiros gostam disto: