História

Morre Alexandre Brust, fundador do PDT e ex-presidente da CBPM

Morreu por volta das 20h30 desta quarta-feira (24) o ex-presidente do PDT da Bahia, Alexandre Brust, aos 83 anos. Ele estava internado há dias em uma UTI de um hospital de Salvador, em decorrência de uma pneumonia, depois teve uma melhora e foi transferido para uma clínica de recuperação, mas não resistiu e veio a óbito.

Alexandre Brust foi um baluarte para o PDT da Bahia

Brust, como também era chamado, foi um dos fundadores do PDT na Bahia, missão entregue a ele por Leonel Brizola, com quem havia trabalhado antes de se transferir para a Boa Terra.

Na sua longa trajetória de contribuições para o Estado e a capital, além da presidência e secretaria geral do PDT, ele ocupou vários cargos públicos, entre eles a presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral-CBPM e a direção da LIMPURB.

Brust em missão pela CBPM, Maracás-Bahia (Foto: Aquivo Evandro Matos)

Muitos jovens que hoje militam no PDT e no trabalhismo vieram pelas mãos de Brust, que lhe são gratos pelas oportunidades e lamentaram muito a perda do líder.

O velório será realizado no cemitério Jardim da Saudade, a partir das 13 horas desta quinta-feira (25). A cremação do corpo acontecerá às 17 horas.

Amigos e companheiros lamentam perda

A notícia sobre a morte de Alexandre Brust foi publicada nesta quarta-feira à noite, no grupo do PDT Bahia, por Danilo Baqueiro, ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira: “È com imensa tristeza que comunico o falecimento do nosso amigo Brust. Rezemos para que ele descanse em paz. Mais uma grande perda desse ano fatídico”, diz um trecho a nota.

Alexandre Brust comanda a delegação baiana durante o 5º. Congresso Nacional do PDT, realizado em Porto Alegre (Foto: Arquivo: Evandro Matos)

“A morte engana. Estávamos numa expectativa de recuperação, mas chegou a hora dele, infelizmente. Foi meu mestre na política, e para mim uma referência ética. Nós todos, ‘seus filhos’, temos que lamentar”, comentou Desiderio Melo, ex-diretor geral do Instituto Anísio Teixeira.

“Um grande professor da política e da vida pública. Serei sempre grato ao velho Brust, que faça uma boa passagem!”, disse Aldo Queiroz, ex-presidente da Juventude Socialista do PDT-BA.

Brust com Lupi e o ex-governador Collares, evento do PDT (Foto: Arquivo Evandro Matos)

A Bahia e o Brasil perdem uma grande figura pública, e o nosso PDT um dos mais aguerridos e históricos trabalhistas vivos”, Jeferson Santos, presidente da Juventude Socialista do PDT-BA.

“Podíamos ter divergências políticas, mas nos respeitávamos muito. E todos nós lamentamos essa grande perda. E a politica brasileira, que tanto carece de liderança, perde uma de suas referências”, acrescentou Alderico Sena, ex-presidente do Movimento dos Aposentados PDT.

Juventude Socialista divulga nota de pesar

Com um imenso pesar, comunicamos o falecimento de nosso companheiro, amigo e um dos fundadores do @pdtnacional Hari Alexandre Brust.

Para nós Brust sempre foi uma referência de militância política, um exemplo de sabedoria e humildade!

Um grande homem público que dedicou sua vida e história em prol das causas populares.

Ao lado de Brizola, foi um dos fundadores do PDT, sendo o primeiro presidente da Mocidade Trabalhista, e aqui na Bahia será nosso eterno Presidente de Honra.

Aos familiares e amigos desejamos os nossos mais profundos sentimentos.

O velório será no Jardim da Saudade as 13h, e a cremação 17h.

“O ideal é ainda a alma de todas as realizações”. G.V.

To Top
%d blogueiros gostam disto: