História

Quinteto Violado homenageia os 100 de nascimento Zé Dantas

Neste sábado (27), será comemorado o centenário do lendário compositor José de Sousa Dantas Filho, Zé Dantas criador de inúmeros sucessos cantados por Luiz Gonzaga.  Neste ano, diante da pandemia, a cidade apostará em uma programação de lives no YouTube. para homenagear os 100 anos de nascimento do poeta, compositor e médico Zé Dantas.

A ação começa neste sábado, a partir das 21h, com o show Quinteto Violado Canta Zé Dantas, transmitido ao vivo do Teatro José Fernandes de Andrade. A exibição será realizada nos canais da banda e da Prefeitura de Carnaíba.

Mais cedo, logo nas primeiras horas da manhã, a centenária Banda Filarmônica Santo Antônio percorrerá as ruas da cidade rendendo homenagens ao compositor. O calendário de lives seguirá até maio, até que se tenha uma nova posição dos protocolos de segurança em razão da pandemia. Estão previstas lives quinzenais com artistas da terra cantando e interpretando as canções de Zé Dantas.

Outras atividades, como lançamentos de livros, cordéis, documentário e roteiros esportivos serão anunciadas tão logo seja possível de acordo com as normas vigentes dos protocolos sanitários do governo estadual. Outras apresentações online serão realizadas com poetas, outros artistas e bandas locais, além de programações envolvendo a rede municipal de ensino. 

A tradicional Festa de Zedantas, que acontece no mês de novembro, deve contar com uma programação especial a depender da pandemia. Um dos destaques será a presença da neta do compositor, Marina Elali, que já participou em outras edições.

Foi na Carnaíba que Zé Dantas viveu sua infância e recebeu as influências que fizeram dos seus versos um retrato do povo sertanejo. Compositor, poeta e folclorista, autor de uma série de composições que fizeram sucesso na voz de Luiz Gonzaga, a exemplo de Cintura Fina, Riacho do Navio, Vem Morena e A Volta da Asa Branca. Além do lirismo e da comédia, traduziu o grito dos nordestinos em busca de dignidade com o clássico Vozes da Seca.

Após concluir o ensino médio, ingressou na faculdade de medicina. Em 1947 Zé Dantas teve seu primeiro encontro com Luiz Gonzaga. A parceria rendeu sucessos comoAcauã, Sabiá, O Xote das Meninas, Forró de Mané Vito e tantas outras. Ele foi casado com a pernambucana Yolanda Dantas, que faleceu em 2017, aos 86 anos. O casal teve três filhos. Uma das netas do casal, Marina Elali, seguiu a carreira artística e já gravou músicas compostas pelo avô. Zé Dantas faleceu no Rio de janeiro, no dia 11 de março de 1962.

Confira a programação: 

27 de fevereiro (sábado), às 21h – Quinteto Violado

13/03 – Genailson do Acordeon

27/03 – Marcos e Pavão

10/04 – Bandas de Pífanos

24/04 – Júnior Mendes

08/05 – Adriano Lima

22/05 – Tiago Souza

SERVIÇO

Live Quinteto Violado Canta Zé Dantas

Quando: neste sábado (27), a partir das 21h

Onde: Canais do YouTube do Quinteto Violado e Prefeitura de Carnaíba PE

Fonte: GN Foto Ilustrativa

To Top
%d blogueiros gostam disto: