História

Ex-deputado Haroldo Lima morre vítima da Covid-19, em Salvador

O ex-deputado federal Haroldo Lima faleceu, vítima da Covid-19. A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, em postagem no Twitter na manhã desta quarta-feira (24).

Haroldo Lima nasceu em Caetité e foi um deputado bastante combativo (Foto: Congresso em Foco)

“A Bahia perdeu hoje, quarta-feira (24), para a Covid-19 mais um dos líderes que fizeram história na luta pela democracia, Haroldo Lima. Meus sentimentos aos amigos do PCdoB e a toda sua família”, compartilhou o secretário.

No domingo (21), veio à tona que Lima estava hospitalizado, intubado e com o quadro grave, tratando há 19 dias de enfermidades que afetaram os pulmões.

Ele é natural de Caetité, no Sudoeste baiano, engenheiro de formação e militante histórico no combate à ditadura. Como político, foi deputado federal por cinco mandatos

Militante histórico

Militante histórico de combate à ditatura civil-militar [1964-1985], o ex-deputado baiano Haroldo Lima estava hospitalizado em Salvador. Lima teve o quadro de saúde agravado após ser diagnosticado com Covid-19. Ele foi intubado e estava com 19 dias de tratamento.

Haroldo Lima teve cinco mandatos como deputado federal pela Bahia

Baiano de Caetité, no Sudoeste baiano, e engenheiro de formação, Haroldo Lima foi membro da Juventude Universitária Católica (JUC) que deixou em seguida para integrar a Ação Popular (AP), ambas agremiações de oposição ao golpe de 64.

Em 1976, sobreviveu ao chamado Chacina da Lapa, em São Paulo, em que morreram outros militantes do PCdoB, à época na ilegalidade, como Ângelo Arroyo, Pedro Pomar e João Batista Drumond. Foi torturado, e em 1981 foi preso em Salvador apontado como articulador do “Quebra-quebra” de ônibus durante um movimento contra o aumento da tarifa de ônibus em Salvador.  

Lima também foi deputado federal por cinco mandatos. O último cargo de Haroldo Lima foi como diretor da Agência Nacional do Petróleo [ANP]. Informações do Bahia Notícias.

To Top
%d blogueiros gostam disto: