Educação

Inep divulga notas finais do Enem; site tem instabilidade

As notas finais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020, versão impressa e digital, foram disponibilizadas nessa 2ª feira (29.mar.2021) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação da prova. Os estudantes podem conferir os resultados individuais do exame na Página do Participante ou no aplicativo do Enem.

Foram divulgadas as notas das versões impressa e digital do Enem Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Também ficam disponíveis as notas dos participantes do Enem para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL.

site do Enem teve instabilidade logo depois da divulgação dos resultados. A dificuldade dos alunos para acessar suas notas ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais ao longo da noite.

Em nota oficial divulgada em sua conta oficial no Twitter, o Inep informou que a Página do Participante apresentava por volta de 22h “lentidão na autenticação no Acesso Gov.br, o que permite ao estudante verificar as informações na página”.

Segundo o Inep, a inconsistência técnica impacta o acesso dos estudantes ao portal. Cerca de 45% dos estudantes estão conseguindo acessar normalmente seus dados e conferir a nota do Enem. Já os demais têm “dificuldades devido à lentidão do sistema”, segundo o instituto.

O Inep informou que especialistas identificaram a causa do problema e estão “empenhados em solucionar a situação”.

Consulta das notas

Para ter acesso às notas, os participantes devem utilizar o login único do governo federal. Caso o aluno tenha esquecido a senha, o sistema permite recuperá-la. Basta inserir o CPF no campo indicado, selecionar avançar e clicar no link “esqueci minha senha”.

O sistema apresentará diversas formas para recuperar a conta (validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail e celular). É só escolher uma das opções para receber o código de verificação e, em seguida, cadastrar uma nova senha.

Além do resultado da redação, que varia de 0 a 1.000, os participantes poderão conferir as notas individuais, referentes às provas das 4 áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

As notas individuais do Enem podem ser usadas para acesso à educação superior, no Brasil e em instituições de Portugal, e em programas governamentais de financiamento e apoio ao estudante, como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os participantes podem ter mais informações sobre os programas que permitem o ingresso na educação superior no portal do Ministério da Educação.

O resultado do Enem 2020 impresso, para fins exclusivos de autoavaliação de conhecimentos do participante treineiro, será divulgado no dia 28 de maio, na Página do Participante e no aplicativo do exame.

Teoria de resposta ao item

O Enem é corrigido com base na chamada TRI (teoria de resposta ao item), que leva em consideração, entre outros fatores, a coerência de cada estudante na própria prova. Ou seja, se ele acertar questões difíceis, é esperado que acerte também as fáceis.

Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter sido por chute. O estudante, então, pontua menos que outro candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis, mas que tenha acertado também as fáceis.

A redação tem esquema diferenciado de correção. Cada uma passa por, pelo menos, 2 corretores. (Com informações da Agencia Brasil).

To Top
%d blogueiros gostam disto: