Economia

Capela: Situação de emergência é homologada pelo Estado e Nação

Falta de água para consumo humano e animal, perda na produção, interrupção, incerteza e insegurança: essas são as consequências da estiagem que levaram a administração municipal decretar situação de emergência no município de Capela do Alto Alegre, no Território da Bacia do Jacuípe.

Estiagem fez o governo do município decretar estado de emergência

Várias aguadas públicas do município estão com nível de água baixo. Além disso, contabilizou-se, através da inscrição no Programa Garantia Safra, as perdas dos produtores devido à estiagem prolongada. Diante desta realidade, o Governo Municipal de Capela decretou situação de emergência no dia 22 de março, sendo homologado pelo Governo do Estado dia 07 de abril e reconhecido pelo Governo Federal dia 09 do referido mês.

Nesta quinta-feira (15), visando amenizar os danos causados pela estiagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente se reuniu com o Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC, para tratar do cadastramento da Operação Carro Pipa e demais ações para enfrentamento a estiagem, como pontuou o vice-prefeito Romeu, que estava presente na reunião.

“O primeiro passo nós demos quando declaramos situação de emergência. Com a homologação do Estado e do Governo Federal poderemos buscar junto aos órgãos competentes apoio para enfrentar este momento. Hoje já demos um grande passo que é iniciar o cadastramento para Operação Carro Pipa, que irá beneficiar centenas de famílias que necessitam da água até para o consumo humano”

To Top
%d blogueiros gostam disto: