Política

Capela: indicações, cobranças e projetos aprovados na sessão da Câmara desta quinta-feira

No dia 22 de março de 2021, a Sessão da Câmara de Vereadores do município de Capela do Alto Alegre, contou com cobranças de esclarecimentos feitas por vereadores ao executivo, aprovação de diversos projetos e várias outras discussões.

O vereador Almir da Saúde pediu apoio para a indicação que fez em parceria com o vereador Rafael de Lindú, para realizar algumas mudanças no campo de futebol do povoado Lagoa das Fores, a indicação visa mudar a praça esportiva de local, e para essa mudança é necessário a aquisição de terra.

Almir também falou sobre mais duas indicações: “Visando atender os anseios dos meus colegas de trabalho, os ACS, assim como os de endemias, solicitei por meio de indicação que seja providenciado todo material necessário para execução do nosso trabalho”. Além dessas indicações, o vereador continuou sua fala ao declarar: “quero indicar que seja feito um novo recapeamento de todas as áreas descobertas dos agentes comunitários de saúde do nosso município”.

O vereador Beto solicitou sobre a poda das árvores do povoado de Cajueiro, além de loja Moto e outras comunidades, e também falou sobre a iluminação pública. “Há 30 dias, saiu uma publicação sobre a compra de material elétrico, peço passos mais rápidos para atender a população, estive andando na sede no período noturno, e percebi que precisamos de uma revisão na questão da iluminação pública” Afirmou o vereador.

Na sequência, o presidente da câmara, Carlito Feliciano, respondeu que, em reunião com o secretário de infraestrutura, cobrou tais demandas.

Beto também cobrou do poder executivo sobre questões relacionadas a construção da Praça Antônio Dionísio:
“Estou sabendo que o município quer colocar os funcionários concursados para trabalhar na obra. Se o contrato foi residido ou não, se alguém sabe o que está acontecendo, explique, uma vez que já solicitei este contrato mas não fui atendido ainda.”

Outro comentário do vereador foi que “no último dia 17 de abril, entregamos, ao lado da comitiva da oposição, o trator com implementos na Associação Comunitária de Pedra da Onça, fruto de uma emenda do deputado Federal Uldurico Júnior.”

O vereador também apresentou uma minuta de um projeto de lei, para registrar cachorros, com no máximo 90 dias, devido a preocupação de ataques às ovelhas nas zonas rurais do município.
Ele propôs um projeto conjunto com todos vereadores, afirmando que iria disponibilizá-la por e-mail, de onde os colegas poderiam contribuir com proposta. Segundo o mesmo, “Infelizmente, muita gente tem deixado de criar ovelhas pelo motivo de serem atacados por cachorros.”

O vereador Raminho comentou que a questão dos cães está sendo tratada em nível de território, para criação de uma lei padronizada.

Beto finalizou agradecendo a direção dos Colégios Manoel Geraldo Carneiro e Jairo Carneiro, pela realização do Plantão pedagógico na Comunidade de Loja Moto na próxima segunda-feira, facilitando a vida das famílias que tem dificuldade em buscar as atividades de seus filhos na sede.

Raminho, em seu discurso, frisou que, após o decreto de calamidade, aguarda o posicionamento do Estado e da União para as devidas providências, e disse que o caminhão-pipa que atende a população está em manutenção.

O vereador Marcelo de Ipiraí fez elogios à área da Saúde de Capela, enquanto Almir destacou o fato de o município ter 6 PSFS em funcionamento: “6 PSFS funcionando no nosso município é de dar orgulho” apontou.

O vereador Carlito propôs que se faça uma reunião mensal com todos os secretários do município, para que tragam seus cronogramas de trabalho para serem divulgados.

Na sessão foi aprovado por unanimidade o projeto de lei do vereador Marcelo de Ipiraí, que dá o direito de que qualquer cidadão capelense possa fazer a aquisição bloqueadores de ar, para serem usados nos hidrômetros da Embasa. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Marcelo: uso de bloqueadores nos hidrômetros vai evitar injustiças na conta de água dos capelenses

O vereador Carlito fez uma indicação para a vinda da água encanada ao bairro Monte Alegre.
A indicação foi aprovada por unanimidade.

O vereador Marcelo de Ipiraí fez uma indicação para a instalação de uma urna eletrônica no povoado de Vargem queimada, localizado há 28 km da sede do Município. Os vereadores Almir Raminho, Rafael, e Carlito se manifestaram em apoio a tal indicação, foi aprovada por unanimidade. Carlito afirmou que indicará, também, a vinda de uma urna para o povoado de Loja Moto.

A Indicação dos vereadores Almir e Rafael para a mudança no campo de futebol do povoado de Lagoa das Flores foi aprovada por unanimidade.

Também foram aprovadas por unanimidade as indicações do vereador Almir para o novo remapeamento de todas as áreas descobertas dos agentes de saúde comunitários do município e a indicação para a aquisição do material necessário para o trabalho dos agentes.

Todas as indicações do vereador Almir foram aprovadas por unanimidade

Houve também uma indicação do vereador Raminho, aprovada unanimemente, que solicita a criação de um departamento jurídico para atender a população carente do município.

Vereador Raminho falou sobre a importância de um departamento jurídico para atender o povo

O vereador argumentou que muitas vezes, as pessoas não tem condições de pagar advogados para resolver questões jurídicas, por isso a necessidade da criação de tal departamento.

Por Alan Rodrigues / Interior da Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: