Saúde

Feira: Mãe que perdeu 3 filhos para doença busca tratamento; ação visa conseguir recursos

Após perder três filhos pequenos para uma doença rara e hereditária, uma moradora de Feira de Santana tenta através de doações fazer um tratamento em São Paulo. Sumara Santos, de 39 anos, teve o diagnóstico de porfiria, doença causada por mutação genética que provoca falta de uma substância no fígado. Segundo a TV Subaé, em 2015, a filha de Sumara Santos, Sara, teve de ser internada. Ele apresentava infecção urinária, vômito e fortes dores. Após um ano em UTI, a garota veio a óbito.

Já em 2017, Santos engravidou do filho Lucas, e em 2019, ficou grávida do filho Levi. No entanto, em janeiro de 2020, os meninos tiveram os mesmos sintomas. Levi ficou internado por quatro meses e não resistiu. Quatro dias depois do óbito de Levi, o filho Lucas passou a ter os sintomas da doença e faleceu três meses depois. Além da porfiria, a suspeita é que Sumara tenha também amiloidose, outra doença rara, causadora de acúmulo da proteína amilóide, que pode ser no coração, rim, fígado e cérebro.

Ainda segundo a emissora, Sumara tem diagnóstico positivo para porfiria, mas aguarda confirmação para amiloidose. Para se locomover, Sumara, que é professora, usa cadeira de rodas. Ela também foi diagnosticada com retocolite ulcerativa por uso constante de opioides.

Através da campanha, a ação visa conseguir o dinheiro para garantir o tratamento em São Paulo, em uma unidade especializada sobre os casos. (Fonte: Bahia Notícias).

To Top
%d blogueiros gostam disto: