Política

Senadora Kátia Abreu enquadra o ex-ministro Ernesto Araújo: “o Sr foi a bússola para o caos”; veja

Em uma das falas mais contundentes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado nesta 3ª feira (18.mai.2021), a senadora Kátia Abreu (PP-TO) afirmou que o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo é um “negacionista compulsivo”, foi uma “bússola para o caos” à frente do órgão e tem “memória seletiva” na comissão.

A senadora Kátia Abreu crítica Ernesto Araújo na CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

“O senhor deve desculpas ao país. O senhor é um negacioanista compulsivo. omisso. O senhor no MRE foi uma bússola que nos direcionou para caos, para um iceberg, para um naufrágio. Bússola que nos levou para o naufrágio da política externa brasileira”, disse a senadora. https://www.youtube.com/embed/ckUv2PyihvI Em outro momento, Kátia sugeriu que  o ex-ministro tem “memória seletiva, para não dizer uma memória leviana”.

“O senhor não se lembra de nada do que importa e do que ocorreu efetivamente e se lembra de questões mínimas, supérfluas e até mesmo não verdadeiras, como vem fazendo aqui todo esse momento. A impressão que se tem é que existe um Ernesto que fala conosco e um outro Ernesto que eu não sei onde fica, nas redes, na internet, nos artigos, nos blogs, falando coisas totalmente diferentes“, afirmou a congressista.

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo fala na CPI da Covid no Senado.(Sérgio Lima)

Kátia Abreu afirmou ainda que o comércio brasileiro com outros países aumentou a despeito da atuação de Araújo no Itamaraty e criticou a condução da relação entre o Brasil e a China em sua gestão. Para ela, faltou “diplomacia, empatia, agrado, conversa, diálogo” não somente nas negociações em torno da compra de vacinas contra a covid-19, mas também na habilitação de 56 novos frigoríficos brasileiros que estão em Pequim e ainda não estão em funcionamento.

Isso dobraria as nossas exportações de carnes para a China, porque os frigoríficos habilitados hoje já estão no topo das suas exportações. Então, estamos tendo prejuízo, sim”, afirmou. A senadora disse ainda que 85% dos imunizantes aplicados no Brasil vieram do país asiático.

Kátia Abreu encerrou sua fala sem fazer perguntas ao ex-ministro, por isso, ele não respondeu a nenhuma das afirmações feitas pela congressista. ” (Fonte: Poder 360).

To Top
%d blogueiros gostam disto: