Educação

Riachão: Secretaria de Educação promove arraiá virtual das escolas da Rede

A Secretaria de Educação (SMEECT), através das Unidades de Ensino e do Departamento de Cultura, apresentou ao Município de Riachão do Jacuípe o São João Virtual e solidário da Rede Municipal de Ensino.

Foto: Reprodução YouTube

Aconteceu nesta quinta-feira (17), 16h, o arraiá virtual “Vem Mandar a Saudade Dançar no Arraiá da Rede Municipá!” através do canal da secretaria no Youtube, com o intuito de apresentar aos internautas, mas principalmente à comunidade escolar, as produções culturais dos estudantes da rede municipal de ensino. Sob a ótica de um projeto elaborado nos moldes de resgate e manutenção da cultura local, todas as escolas empenharam-se em incentivar os alunos a produzirem atividades de acordo com as faixas etárias de cada turma.

O produto foi elaborado da seguinte forma: cada aluno fez seu vídeo com a atividade que mais se identificava e concorria com vídeos de outros colegas da escola, para apenas um representar no vídeo final. Após isso, a secretaria compilou todos e montou o que deu origem ao transmitido no canal da secretaria.

“São João, cultura e tradição de um povo diverso, alegre e criativo. Como unir virtualmente o público atendido na rede municipal de ensino a fim de mostrar a diversidade e os múltiplos talentos dos estudantes da nossa rede para a população de Riachão do Jacuípe, fortalecendo a cultura e sentimento de pertencimento desse povo?” Essa foi a problemática que desafiou a equipe que elaborou o “Projeto Junino” mediante os desafios que as escolas estão enfrentando no momento atual em que educar é um desafio constante.

Reprodução YouTube

O projeto foi desenvolvido vislumbrando trabalhar os valores da “EMPATIA E COOPERAÇÃO para fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro, acolher e valorizar a diversidade sem preconceitos, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.”

As escolas, abraçando o movimento caloroso do período junino para expandirem o sentimento de cooperação, realizaram arrecadação de alimentos não perecíveis para montarem cestas básicas para doar a famílias carentes das comunidades.

Dentre os vários objetivos da equipe estiveram como centrais, apresentar:

A Cultura e a tradição na formação da identidade de um povo; Modificação das tradições ao longo tempo.

Símbolos que representam as manifestações culturais do período junino; Uso das linguagens verbais, não verbais, matemática, artísticas e das ciências da natureza para interpretar e expressar o jeito de ser e fazer de um povo.

Valor nutricional dos alimentos que compõem a maior parte dos pratos juninos; Religiosidade como resgate de valores e empatia;

Foto: Reprodução Youtube

A transmissão do evento é encerrada ao som do eterno Luiz Gonzaga, com a canção que mais descreve o sentimento que habita no coração do jacuipense, “Noites brasileiras”, no espaço físico onde ocorre a mais tradicional festa do período junino no município, ou seja, a Praça Landulfo Alves, na expectativa que em 2022 possa acontecer os tão esperados festejos.

Por: Darli Alves / Interior da Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: