Política

Partidos que buscam terceira via organizam agenda conjunta de pré-candidatos à presidência

Líderes de partidos de centro se reúnem em Brasília para debater candidatura para as eleições presidenciais de 2022. Um dos articuladores do encontro foi o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, em primeiro plano, à direita | Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Representantes de sete partidos que se reuniram nesta quarta-feira (16), em Brasília, para discutir uma alternativa entre Lula e Bolsonaro na próxima eleição, se comprometeram em organizar uma agenda nacional que reúna pré-candidatos do grupo. Nesta lista estão nomes como o do ex-ministro Luís Henrique Mandetta (DEM-MS), do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), do governador Eduardo Leite (PSDB-RS), entre outros.

A ideia é realizar atividades conjuntas pelo Brasil, com o objetivo de iniciar a construção de um espaço alternativo à polarização e viabilizar uma opção da chamada terceira via em 2022.

Presidentes de PSDB, DEM, PV, Cidadania e Podemos participaram do encontro de ontem, além de representantes do Cidadania e MDB. PDT, PSL e Novo se comprometeram em estarem presentes no próximo encontro.

A avaliação dos dirigentes é que uma agenda conjunta é essencial para que o eleitor acredite que, na prática, há outros caminhos além de Lula e Bolsonaro. O formato dessas agendas ainda não foi definido, mas a proposta é mostrar pontos de convergência entre as siglas. As legendas não formaram o compromisso de ter um candidato comum, mas avaliam que o nome pode sair dessa iniciativa.

No próximo encontro, marcado para julho, os partidos vão definir essa proposta de agenda. Foi decidido que as conversas acontecerão mensalmente, em Brasília. (Por Bela Megale / O Globo).

To Top
%d blogueiros gostam disto: