Política

Capela: Debates sobre projetos, vacinação e indicações marcam a sessão da Câmara

A sessão da Câmara de Vereadores do município de Capela do Alto Alegre do dia 17/06/2021 teve início com a fala do Secretário de Agricultura, Carlos Júnior, que falou sobre a aplicação de cursos técnicos que vem acontecendo no município.

Após a fala do secretário, o vereador Beto perguntou sobre o carro-pipa, pois antes foi dito que este estaria disponível para a Secretária de Agricultura, o que ainda não aconteceu. Beto também aproveitou para perguntar sobre contratação de técnicos, frisando que o ideal seria sempre contratar técnicos agrícolas do município. O vereador completou com um questionamento sobre o investimento de recursos ambientais.

Carlos Júnior respondeu que o carro-pipa chegará no início da semana que vem. O secretário afirmou que estão havendo ações ambientais, como o plantio de árvores que ocorreu no dia do meio ambiente, e, além disso, respondeu que está buscando a contratação de técnicos do município.

O vereador Almir da saúde questionou o secretário Carlos Júnior se havia parceria com as associações sobre o Garantia Safra, e externou sobre a sua preocupação com o uso de veneno no trabalho de limpeza dos pastos, o que tem trazido problemas para quem tem contato com tais venenos, alguns inclusive indo parar no hospital, afirmou o vereador, que também agente de saúde.

O secretário respondeu que a parceria com as associações é sempre realizada. E sobre o uso do veneno para matar os matos, Carlos Júnior respondeu que de fato eles não são proibidos.

O vereador Beto falou sobre os imóveis da prefeitura que não estão sendo utilizados, enquanto que o órgão aluga outras casas para comportar suas secretarias, o que é desnecessário. Beto citou o exemplo do prédio onde funcionava o antigo cinema, que atualmente é um local em desuso. Também afirmou que é necessária uma reforma do Conselho Tutelar. O vereador parabenizou o município pelo desempenho na vacinação, tendo 15% da segunda dose aplicada. Beto também solicitou reforma na quadra do povoado de Bispador e questionou o porquê ainda não foi concluída a obra no loteamento na saída de Nova Fátima, licitação entregue em 2017 e aproveitou sua fala para pedir vacinação para os profissionais do SUAS.

O vereador Almir da saúde a firmou que a vacinação logo chegará para pessoas de 40 pra 44 anos e também falou sobre a necessidade de haver vacina para frentistas.

Almir comentou o avanço da vacinação em Capela

O vereador Tadeu do Bispador, que está em seu segundo mandato, parabenizou o Secretário de Infraestrutura Celso pelo trabalho que as máquinas estão fazendo, citando a reforma na estrada de Vargem Queimada.

Tadeu manifestou sua satisfação pelas reformas em estradas do município

O vereador Marcelo de Ipiraí parabenizou a Secretaria de Saúde e toda sua equipe pela campanha de vacinação que vem sendo realizada em território Capelense.

Marcelo afirmou que ocorrerá a reforma de 37 casas no povoado de Ipiraí

Ao falar sobre deputados, Marcelo externou que se decepcionou com Alex da Piatã: “Alex levou mais de mil votos daqui de dentro de Capela, e não deixou fruto.” O vereador completou: “Alan Sanches, trazendo saúde antes de ser votado.”

Marcelo demonstrou sua satisfação com a vinda de um Posto de Saúde para o povoado de Tanquinho 1, que atenderá toda aquela região. O vereador relembrou, que, como já mencionado em sessões anteriores, ocorrerá a reforma de 37 casas no povoado de Ipiraí, e demonstrou gratidão pelas 3 lombadas que foram construídas no povoado de Contorno, benefício este que também foi indicação do vereador.

Marcelo também anunciou que “Vargem Queimada, a partir de segunda, terá novo recadastramento”. Por fim, o parlamentar afirmou que pediu para o seu deputado Alan Sanches cobrar, no plenário, a vacinação para os profissionais do SUAS.

O vereador Nei da Capelinha trouxe a indicação de um projeto para a criação de uma praça no seu povoado. Nei afirmou que deseja contar com o apoio de todos pela aprovação.

O vereador Nei solicitou a criação de uma praça em Capelinha

Durante a sessão, foi colocada em votação o projeto de lei n° 760 de que altera a lei Municipal 654 de 2018, referente alteração nas tabelas de preços em Licenças Ambientais. O vereador Beto discutiu sobre o projeto, afirmou que este não deveria ter alteração, por que foi incluído antes da tabela que está na lei 654. Assim, declarou seu voto contrário, ressaltando ainda que as comissões não estão se reunindo para darem parecer aos projetos na casa, ele disse que o projeto deveria vir com alteração e inclusão. Assim, fez sua defesa de voto encaminhando o voto contrário.

O vereador Beto, oposição, votou contra apenas 01 projeto em todo o biênio

O vereador Marcelo de Ipiraí encaminhou um projeto que tem por objetivo aumentar a rede do sistema simplificado de água do povoado de Tanquinho, população que tanto sofre com a falta de água no período de estiagens.

Marcelo também trouxe a indicação de um projeto para que seja feito uma reforma com pintura, ampliação e reparos na Escola Municipal do povoado de Tanquinho 1, colégio este que vem sendo sede do sistema da Unidade de Saúde da Família daquela comunidade, além da necessidade da compra de equipamentos, pois, na unidade, vem sendo realizados diversos tipos de atendimentos.

Outra indicação feita por Marcelo foi para que seja feita uma reforma com pintura e reparos na estrutura física do espaço de Mercado Municipal situado no povoado de Ipiraí. Marcelo justificou que a referida solicitação é essencial, pois o local de comercialização de alimentos está em uma situação precária, sendo visível a necessidade de reforma estrutural com pintura e outros reparos, causando enormes transtornos, tanto aos comerciantes quanto aos consumidores. “É pensando em uma feira livre mais organizada que faço tal indicação”, declarou em sua justificativa.

O vereador Marcelo apresentou três indicações de projetos

O vereador Carlito, presidente da câmara, em seu discurso, parabenizou a união de todos os vereadores, e afirmou que é necessário manter a câmara unida, independente de qual lado político.

Carlito agradeceu o desempenho dos funcionários da câmara

Encerrou-se, assim, o primeiro biênio dos trabalhos da câmara de vereadores do município de Capela do Alto Alegre.

Por Alan Rodrigues / Interior da Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: