Cultura

Documentário “O Vaqueiro e suas raízes” que trata do ofício na Bahia é produzido pela ABCCPE

Crédito da foto: Site do Projeto

Com intuito de mostrar não apenas um vasto material histórico que envolve, além da paixão pelo pastoreio, um bem cultural salvaguardado no âmbito imaterial, a ABCCPE lança documentário, livro e site sobre a história e cultura do Vaqueiro.

Chegamos na cidade de Pedrão, que contempla o território do Litoral Norte e Agreste Baiano, há 131km da capital, e abriga uma das manifestações populares mais representativas do Estado. Juntos, vamos mergulhar nesse oceano de cultura e tradição que circundam o ofício do vaqueiro na região.

O projeto “Vaqueiro e Suas Raízes” é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE) e tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Todo o projeto foi desenvolvido através de profunda pesquisa em cinco municípios: Pé de Serra (Bacia do Jacuípe), Curaçá (Sertão do São Francisco), Lagoa Real (Sertão produtivo), Feira de Santana (Portal do Sertão) e Pedrão (Litoral Norte).

O projeto tem um site de divulgação dos seus produtos, e seu livro é possível baixá-lo para ter acesso ao acervo fotográfico e as informações que deram vida ao projeto cinematográfico.

Livro produzido pelo projeto

O documentário “Vaqueiro e suas raízes” tem duração de cerca de 36 minutos e pode ser assistido através do canal do projeto no Youtube.

Crédito: Reprodução YouTube

(Fonte: ovaqueiroesuasraizes)

To Top
%d blogueiros gostam disto: