História

Morre na Ucrânia, ex-técnico de Daiane do Santos, a ginasta brasileira que brilhou ao som de ‘Brasileirinho’

Oleg Ostapenko faleceu, neste sábado, aos 76 anos, na Ucrânia, por conta de problemas nos rins e nos pulmões. Ele foi coordenador da seleção brasileira feminina de ginástica entre 2001 e 2008, quando o país se destacava com as medalhas em Campeonatos Mundiais de Daiane dos Santos e Daniele Hypólito. Na carreira, Oleg também foi treinador da Rússia e da Ucrânia.

ginástica artística Laís Souza, Daiane dos Santos e Oleg Ostapenko 2004 — Foto: AFP
ginástica artística Laís Souza, Daiane dos Santos e Oleg Ostapenko 2004 — Foto: AFP

Daiane dos Santos, campeã mundial em 2003 e finalista olímpica em 2004 e 2008, lamentou a morte do mentor:

– Hoje o dia começou triste, com uma grande dor no coração, nunca é fácil perder alguém que amamos, OLEG você foi mais que um treinador, um segundo pai, um amigo leal, conselheiro para uma vida inteira…. Em meu coração um mix de sentimentos, tristeza, saudade. Felicidade em ter aprendido com a sua sabedoria, gratidão a Deus por termos unidos os nossos caminhos – escreveu.

Além do Brasil, Oleg também treinou diversas ginastas que se destacaram, como Tatiana Gutsu, ouro nas Olimpíadas de 1992, e Lilia Podkopayeva, campeã em Atlanta 1996.

O ucraniano chegou ao Brasil em 2001 e, logo nos primeiros anos, viu Daniele Hypólito e Daiane dos Santos subirem ao pódio em Campeonatos Mundiais. Conseguiu, ainda, a inédita classificação por equipes para a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004. Ficou no país até 2008, quando o país foi finalista olímpico por equipes.

Relembre:

Apresentação Olímpiadas 2004 | Reprodução YouTube
Apresentação Olímpiadas 2008 | Reprodução YouTube

(Fonte: Globo Esporte)

To Top
%d blogueiros gostam disto: